Exame de imagem para AVC hemorrágico: Qual solicitar?

Exame de imagem para AVC hemorrágico: Qual solicitar?
04/10/2024
4 min

No Acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, a tomografia sem contraste é o exame inicial recomendado. Saiba quando investigar lesões secundárias e os critérios para exames adicionais.


O que é um AVC hemorrágico?

O AVC hemorrágico ocorre quando há o rompimento de vasos sanguíneos no cérebro, causando sangramento que pode danificar áreas cerebrais.

A identificação precoce é essencial para o manejo correto e pode evitar complicações graves.

Qual exame de imagem solicitar inicialmente?

A tomografia de crânio sem contraste é o exame inicial recomendado para pacientes com suspeita de AVC hemorrágico.

Este exame é amplamente utilizado por ser rápido, disponível na maioria dos serviços de saúde e eficaz na identificação de sangramentos intracranianos.

Quando investigar lesões secundárias?

Em casos de lesão secundária, exames complementares como a AngioTC ou Angiografia podem ser necessários.

No entanto, há critérios específicos para essa investigação, como:

  • Pacientes hipertensos, do sexo masculinoacima de 45 anos e lesões em áreas típicas (Putâmen, Tálamo, Cerebelo ou Ponte) geralmente não necessitam de investigação adicional.

Critérios para investigação adicional: SLCH Score

Para determinar se é necessário investigar mais a fundo, pode-se utilizar o Secondary Intracerebral Hemorrhage (SICH) Score.

Esse escore leva em consideração fatores como:

  • Aspecto tomográfico
  • Idade do paciente
  • Sexo
  • Ausência de hipertensão
  • Coagulopatia

Esses critérios ajudam a equipe a decidir se uma investigação mais detalhada é necessária, evitando exames desnecessários.

Conclusão

A tomografia de crânio sem contraste é a escolha inicial para diagnóstico de AVC hemorrágico, sendo rápida e eficiente na detecção de hemorragias.

A investigação de lesões secundárias deve ser criteriosa, baseada em fatores de risco específicos, como hipertensão, idade e localização do sangramento.

Compartilhe

Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:

17 Fev 2025

Novo Paradigma de Infarto: Oclusão Coronariana Aguda

Uma nova classificação propõe distinguir o infarto agudo do miocárdio conforme a presença ou ausência de oclusão coronariana, em contraste com a abordagem tradicional baseada no supradesnivelamento do segmento ST. Duas publicações recentes reforçam essa proposta. Este tópico explora essa nova perspectiva.

10 Fev 2025

Novo Consenso de Síndrome Hepatorrenal

Um novo consenso sobre injúria renal aguda no paciente com cirrose do Acute Disease Quality Initiative (ADQI) e International Club of Ascites (ICA) foi publicado em 2024. O documento traz mudanças nos critérios diagnósticos e manejo da síndrome hepatorrenal com injúria renal aguda. Este tópico revisa as principais mudanças.

Veja mais em nosso blog: