Uso de Antibióticos na Exacerbação da DPOC

Uso de Antibióticos na Exacerbação da DPOC
27/08/2024
4 min

A exacerbação da DPOC pode exigir o uso de antibióticos. Veja as recomendações do GOLD 2023 e saiba quando a terapia é indicada.


O que é a exacerbação da DPOC?

A exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada quando em um período inferior a 14 dias, ocorre a piora dos sintomas respiratórios:

Dispneia, tosse e secreção

A causa pode ser infecciosa ou não infecciosa, sendo que a principal causa de infecção é provocada por vírus respiratórios. E as bactérias mais comuns nesse contexto são:

  • Haemophilus influenzae;
  • Streptococcus pneumoniae;
  • Moraxella catarrhalis;
  • Pseudomonas aeruginosa.

Exacerbação da DPOC é sempre pneumonia?

Não, nem toda exacerbação da DPOC está relacionada à pneumonia.

Na presença de pneumonia, exames de imagem do pulmão geralmente mostram uma nova opacidade ou infiltrado. Pacientes com DPOC que desenvolvem pneumonia tendem a ter uma exacerbação.

No entanto, outros fatores como exposição a poluentes e má adesão ao tratamento também podem desencadear exacerbações de DPOC, sem estar ligados à pneumonia.

Quando usar antibióticos na exacerbação da DPOC?

Segundo as recomendações GOLD 2023, o uso de antibióticos é indicado em exacerbações da DPOC quando o paciente apresenta:

  • Dois ou três dos sintomas cardinais, sendo a purulência do escarro um deles
  • Necessidade de ventilação mecânica

A terapia com antibióticos deve durar entre 5 a 7 dias, conforme as orientações mais recentes, embora existam estudos que questionem essa duração.

Compartilhe

Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:

17 Fev 2025

Novo Paradigma de Infarto: Oclusão Coronariana Aguda

Uma nova classificação propõe distinguir o infarto agudo do miocárdio conforme a presença ou ausência de oclusão coronariana, em contraste com a abordagem tradicional baseada no supradesnivelamento do segmento ST. Duas publicações recentes reforçam essa proposta. Este tópico explora essa nova perspectiva.

10 Fev 2025

Novo Consenso de Síndrome Hepatorrenal

Um novo consenso sobre injúria renal aguda no paciente com cirrose do Acute Disease Quality Initiative (ADQI) e International Club of Ascites (ICA) foi publicado em 2024. O documento traz mudanças nos critérios diagnósticos e manejo da síndrome hepatorrenal com injúria renal aguda. Este tópico revisa as principais mudanças.

Veja mais em nosso blog: