A exacerbação da DPOC pode exigir o uso de antibióticos. Veja as recomendações do GOLD 2023 e saiba quando a terapia é indicada.
O que é a exacerbação da DPOC?
A exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada quando em um período inferior a 14 dias, ocorre a piora dos sintomas respiratórios:
Dispneia, tosse e secreção |
A causa pode ser infecciosa ou não infecciosa, sendo que a principal causa de infecção é provocada por vírus respiratórios. E as bactérias mais comuns nesse contexto são:
- Haemophilus influenzae;
- Streptococcus pneumoniae;
- Moraxella catarrhalis;
- Pseudomonas aeruginosa.
Exacerbação da DPOC é sempre pneumonia?
Não, nem toda exacerbação da DPOC está relacionada à pneumonia.
Na presença de pneumonia, exames de imagem do pulmão geralmente mostram uma nova opacidade ou infiltrado. Pacientes com DPOC que desenvolvem pneumonia tendem a ter uma exacerbação.
No entanto, outros fatores como exposição a poluentes e má adesão ao tratamento também podem desencadear exacerbações de DPOC, sem estar ligados à pneumonia.
Quando usar antibióticos na exacerbação da DPOC?
Segundo as recomendações GOLD 2023, o uso de antibióticos é indicado em exacerbações da DPOC quando o paciente apresenta:
- Dois ou três dos sintomas cardinais, sendo a purulência do escarro um deles
- Necessidade de ventilação mecânica
A terapia com antibióticos deve durar entre 5 a 7 dias, conforme as orientações mais recentes, embora existam estudos que questionem essa duração.