Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Caso Clínico #20
Homem de 50 anos com queixa de fraqueza em pés e mãos.
Instabilidade Hemodinâmica na Intubação Orotraqueal
Intubação orotraqueal (IOT) em pacientes críticos é um procedimento com alta taxa de complicações. Entre as mais comuns está a instabilidade hemodinâmica. O estudo PREPARE II avaliou se a administração de um bolus de fluido seria capaz de reduzir essa complicação. Vamos revisar o estudo e o manejo desse cenário.
Ceftriaxona para Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica
Pneumonia associada à ventilação mecânica ocorre com frequência em pacientes com doenças neurológicas agudas, como trauma cranioencefálico, AVC e hemorragia subaracnoidea. O estudo PROPHY-VAP avaliou a profilaxia dessa condição com dose única de ceftriaxona após a intubação orotraqueal, publicado no Lancet em maio de 2024. Este tópico explora os achados do estudo e as repercussões para a prática.
Reposição Intravenosa de Ferro
A anemia ferropriva é a causa mais comum de anemia no mundo. A reposição intravenosa de ferro é preferida em alguns casos devido a rápida correção da hemoglobina. Em maio de 2022, o Annals of Internal Medicine publicou um trabalho sobre o risco de anafilaxia associada ao uso de ferro intravenoso. Aproveitando o artigo, vamos revisar o tema.