Instagram

Veja outros posts:

Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:

11 Nov 2024

Resmetirom para Esteato-Hepatite Associada a Disfunção Metabólica (MASH)

O tratamento da doença hepática esteatótica associada a disfunção metabólica (MASLD) foi recentemente modificado pelo estudo MAESTRO-NASH. Este trabalho mostrou a eficácia do resmetirom e foi publicado no New England Journal of Medicine em fevereiro de 2024. Em outubro do mesmo ano, a American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD) publicou uma atualização incorporando essa nova terapia. Este tópico traz os resultados e desdobramentos do estudo.

09 Set 2024

Lesão Hepática Induzida por Drogas (DILI)

A lesão hepática induzida por drogas (também chamada de DILI, do inglês drug induced liver injury) é uma das principais causas de insuficiência hepática aguda. A DILI pode ser responsável por até 4% das internações por icterícia. Um artigo do Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine avaliou os principais medicamentos relacionados a DILI. Este tópico aborda os resultados do estudo e o manejo do paciente com DILI.

02 Set 2024

Diagnóstico e Manejo de Nefrite Lúpica

A nefrite lúpica é uma manifestação grave do lúpus eritematoso sistêmico, acometendo até 50% dos pacientes e evoluindo para doença renal crônica em até 30% dos casos em 15 anos. Em junho de 2024, foi publicado o II consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o diagnóstico e manejo da nefrite lúpica. O tópico “Diagnóstico e Manejo de Nefrite Lúpica” aborda os principais pontos do consenso.

12 Ago 2024

Dor Abdominal no Pronto-Socorro

Dor abdominal é uma queixa muito presente no pronto-socorro, abordada classicamente pelo Dr. Cope em 1921. A evolução dos exames de imagem e a sobrecarga de pacientes trazem desafios próprios da atualidade. O New England Journal of Medicine publicou uma revisão sobre o tema em julho de 2024. Aproveitando a publicação, o tópico "Dor abdominal no pronto-socorro" discute pontos-chave sobre esse cenário.

05 Ago 2024

Eletrocardiograma nos Distúrbios Eletrolíticos

Os principais distúrbios eletrolíticos que afetam o eletrocardiograma (ECG) são os distúrbios do potássio, cálcio e magnésio. Essas alterações vão desde achados clinicamente insignificantes até arritmias ameaçadoras à vida. O ECG fornece informações imediatas e respalda condutas de emergência, sem necessidade de aguardar os resultados laboratoriais. O tópico Eletrocardiograma nos Distúrbios Eletrolíticos revisa os principais achados eletrocardiográficos nestas condições.