Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Eletrocardiograma nos Distúrbios Eletrolíticos
Os principais distúrbios eletrolíticos que afetam o eletrocardiograma (ECG) são os distúrbios do potássio, cálcio e magnésio. Essas alterações vão desde achados clinicamente insignificantes até arritmias ameaçadoras à vida. O ECG fornece informações imediatas e respalda condutas de emergência, sem necessidade de aguardar os resultados laboratoriais. O tópico Eletrocardiograma nos Distúrbios Eletrolíticos revisa os principais achados eletrocardiográficos nestas condições.
Câncer de Reto e Inibidores de Checkpoint
As medicações antineoplásicas conhecidas como inibidores de checkpoint concederam o prêmio Nobel ao seus descobridores em 2018. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) em junho de 2022 encontrou resultados animadores desses fármacos no manejo do câncer de reto. Aproveitando a publicação, vamos rever o tema.
Cardiomiopatia Hipertrófica: Diretrizes de 2024
Em 2024, a American Heart Association/American College of Cardiology (AHA/ACC) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicaram diretrizes de cardiomiopatia hipertrófica. Este tópico aborda a definição, apresentação clínica, diagnóstico e tratamento da cardiomiopatia hipertrófica com base nas duas diretrizes.
Anticoagulação nos Episódios de Alta Frequência Atrial, ECMO no Choque Cardiogênico e Ferro na IC
O congresso da European Society of Cardiology (ESC) de 2023 trouxe muitas novidades. Este tópico traz três artigos de relevância: NOAH-AFNET 6 (anticoagulação na fibrilação atrial subclínica), ESCL-SHOCK (uso da ECMO no choque cardiogênico após infarto) e HEART-FID (ferro intravenoso na insuficiência cardíaca).