Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Profilaxia Farmacológica de Enxaqueca
A enxaqueca é a cefaleia mais frequente nos atendimentos de emergência e uma das causas mais comuns de incapacidade no mundo (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30353868/). Um novo alvo para profilaxia da enxaqueca foi avaliado em um estudo no New England Journal of Medicine em setembro de 2024. Esse tópico revisa as opções terapêuticas e perspectivas futuras sobre o tema.
Manejo de Sangramento Maior em Pacientes em Uso de Anticoagulante Oral
Sangramento é o principal evento adverso dos anticoagulantes e deve ser rapidamente identificado e manejado. Em julho de 2023, foi lançado um consenso no European Journal of Emergency Medicine sobre o tratamento de sangramento maior em pacientes em uso de anticoagulantes orais. Este tópico revisa a definição de sangramento maior e as estratégias para reverter a anticoagulação.
Hipotermia Após Parada Cardiorrespiratória
A hipotermia terapêutica é recomendada há décadas em pacientes pós parada cardiorrespiratória (PCR) extra-hospitalar com o objetivo de melhorar o desfecho neurológico e a mortalidade. Evidências mais recentes levantaram dúvidas em relação ao benefício. Em junho de 2022, foi lançada uma meta-análise de dois estudos de hipotermia terapêutica no New England Journal of Medicine Evidence e vamos aproveitar para revisar o assunto.
Caso Clínico #18
Mulher de 27 anos com aumento do volume abdominal há 2 meses.