Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Diagnóstico de Espondiloartrites
Em janeiro de 2024, o Annals of the Rheumatic Diseases publicou novos resultados da coorte SPACE (SPondyloArthritis Caught Early). Esse estudo avalia as propriedades diagnósticas dos sinais, sintomas e exames complementares da investigação de espondiloartrites, especificamente nos pacientes com dor lombar crônica há menos de dois anos. O tópico “Diagnóstico de espondiloartrites" revisa o que são as espondiloartrites, a apresentação clínica e os principais exames complementares.
Tratamento de Arterite de Células Gigantes
A arterite de células gigantes (ACG ou arterite temporal) é a vasculite mais comum em pacientes com mais de 50 anos e pode causar perda visual permanente. Recomenda-se o tratamento já na suspeita inicial, porém existe dúvida se a terapia precoce interfere nos resultados dos exames diagnósticos. Um artigo recente avaliou o impacto do uso de corticoides na positividade da biópsia de artéria temporal. Este tópico revisa o tratamento de ACG e aborda os resultados do trabalho.
Diretriz de AVC Hemorrágico de 2022
A American Stroke Association lançou em maio de 2022 as novas diretrizes de manejo do acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCh) espontâneo. A diretriz organiza pontos consolidados e traz recomendações baseadas em resultados de estudos recentes. Confira os tópicos abaixo.
Investigação de Nódulo Tireoidiano - Diretriz Europeia de 2023
Cerca de 60% da população adulta tem um ou mais nódulos de tireoide. Em outubro de 2023 a Associação Europeia de Tireoide publicou uma diretriz sobre investigação e manejo dos nódulos da tireoide. Esse tópico resume as principais informações da publicação.