Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Fibromialgia: Como Diagnosticar
Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica e não inflamatória associada à fadiga, sono não reparador, transtornos psiquiátricos e dificuldades cognitivas. O diagnóstico é clínico e não há biomarcadores específicos nem exames complementares padrão-ouro. Este tópico revisa o diagnóstico da doença.
Fator Antinuclear (FAN): O Que o Clínico Precisa Saber
O fator antinuclear (FAN), também conhecido como anticorpos antinucleares (ANA), é um importante marcador laboratorial para a triagem e diagnóstico de doenças reumatológicas imunomediadas. Apesar de ampla utilização, a solicitação e a interpretação do exame muitas vezes ocorrem de maneira inadequada. Este tópico revisa o exame, discutindo as principais indicações e a forma correta de interpretá-lo.
Osteoartrite de Joelhos
Dor é a principal manifestação de osteoartrite, podendo levar a incapacidade, limitação funcional e transtornos de humor. Este tópico revisa o diagnóstico e as opções de tratamento dessa condição.
Caso Clínico #25
Mulher de 88 anos com artralgia e rigidez matinal há três meses.
Insuficiência Adrenal Induzida por Corticoides e Desmame de Corticoides
A European Society of Endocrinology e a Endocrine Society publicaram uma diretriz de orientações para diagnóstico e tratamento de insuficiência adrenal induzida por corticoides em abril de 2024. Este tópico revisa o tema e como fazer o desmame de corticoides.
Diagnóstico e Manejo de Nefrite Lúpica
A nefrite lúpica é uma manifestação grave do lúpus eritematoso sistêmico, acometendo até 50% dos pacientes e evoluindo para doença renal crônica em até 30% dos casos em 15 anos. Em junho de 2024, foi publicado o II consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o diagnóstico e manejo da nefrite lúpica. O tópico “Diagnóstico e Manejo de Nefrite Lúpica” aborda os principais pontos do consenso.