Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Fibromialgia: Como Diagnosticar
Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica e não inflamatória associada à fadiga, sono não reparador, transtornos psiquiátricos e dificuldades cognitivas. O diagnóstico é clínico e não há biomarcadores específicos nem exames complementares padrão-ouro. Este tópico revisa o diagnóstico da doença.
Tratamento de Bactérias Resistentes: ESBL e AmpC
Infecções causadas por bactérias produtoras de betalactamases de espectro estendido (conhecidas pela sigla em inglês ESBL) e AmpC são frequentes em ambientes hospitalares. Essas cepas conseguem resistir a cefalosporinas de terceira geração (como ceftriaxona e ceftazidima) e até mesmo de quarta geração (cefepima). Neste tópico, revisamos os principais métodos para identificação dessas betalactamases, bem como as estratégias de tratamento mais atuais e respaldadas por diretrizes internacionais.
Herpes Zoster: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção
Herpes zoster é a reativação da infecção latente pelo vírus varicela-zoster, uma condição mais comum em idosos e imunossuprimidos. Uma publicação recente trouxe novos dados sobre internamentos por herpes zoster e motivou a discussão sobre a doença no Guia. Este tópico aborda o diagnóstico, tratamento e prevenção dessa condição.
Fator Antinuclear (FAN): O Que o Clínico Precisa Saber
O fator antinuclear (FAN), também conhecido como anticorpos antinucleares (ANA), é um importante marcador laboratorial para a triagem e diagnóstico de doenças reumatológicas imunomediadas. Apesar de ampla utilização, a solicitação e a interpretação do exame muitas vezes ocorrem de maneira inadequada. Este tópico revisa o exame, discutindo as principais indicações e a forma correta de interpretá-lo.
Diretriz de Infecção do Trato Urinário
Uma nova diretriz de infecção do trato urinário do grupo WikiGuidelines foi publicada em novembro de 2024. A imprecisão no diagnóstico e a evolução da resistência bacteriana dificultam o manejo dessa condição. O documento contou com 54 especialistas de 12 países diferentes, incluindo médicos e farmacêuticos com especialização em medicina interna, infectologia, pediatria e microbiologia. Essa revisão aborda o tema com base na diretriz.
Infecção do Trato Urinário Associada a Cateter Vesical
A infecção do trato urinário associada a cateter vesical é uma condição de difícil diagnóstico. Os exames urinários são comumente alterados nessa população, mesmo na ausência de infecção. Os sintomas podem ser difíceis de avaliar, especialmente em pacientes sedados ou com lesão medular. Este tópico aborda o diagnóstico, tratamento e prevenção dessa condição.