Todos nossos cursos e produtos com até 40% de desconto por tempo limitado! Aproveite agora!
Obter descontos!Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Tratamento de Neurossífilis
Nos últimos anos há um aumento de casos de sífilis no Brasil. A neurossífilis é uma manifestação rara em que se recomenda o tratamento com penicilina endovenosa, diferente do habitual com penicilina benzatina intramuscular. Existem esquemas alternativos com ceftriaxona ou doxiciclina, mas as diretrizes internacionais e nacionais dão preferência à penicilina. O tratamento endovenoso tem problemas como a necessidade de internação e via de administração, além do possível desabastecimento de penicilina como o que ocorreu de 2014 a 2017. Em 2021 foi publicado no Lancet um trabalho que compara ceftriaxona e penicilina no tratamento da neurossífilis. Vamos aproveitar o artigo para revisar o tema.
Antipsicóticos de Segunda Geração
Os antipsicóticos de segunda geração, também conhecidos como atípicos, são frequentemente utilizados no tratamento de outros distúrbios neuropsiquiátricos além de esquizofrenia. Este tópico traz os principais aspectos desses fármacos para a prática clínica.
Revisão de Adenoma de Hipófise
Adenomas de hipófise são a causa mais comum de massas na sela túrcica, muitas vezes descobertos incidentalmente em ressonâncias de crânio. Em abril de 2023 o Journal of American Medical Association (JAMA) publicou uma revisão sobre adenomas de hipófise. Este tópico revisa a apresentação clínica, o diagnóstico e o tratamento dessa condição.
Hidroxiureia na Anemia Falciforme
Em setembro de 2022, foi publicada pela Cochrane uma metanálise avaliando a hidroxiureia na doença falciforme. Aproveitando a publicação, vamos revisar o tema e avaliar o impacto desse estudo.