Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Investigação de Trombofilias
Trombofilias são condições que aumentam o risco de tromboses. A investigação de trombofilias após um evento trombótico tem indicações específicas. A British Society for Haematology lançou em 2022 uma diretriz com recomendações para testar trombofilias hereditárias e adquiridas. Esse tópico revisa as principais orientações do documento.
Tenecteplase no AVC Isquêmico
A trombólise intravenosa é a terapia de reperfusão mais utilizada e disponível para o tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico agudo. O uso vem sendo consolidado há aproximadamente 30 anos em estudos com o trombolítico alteplase. A tenecteplase é um trombolítico com a vantagem de ser administrado em bolus e tem sido estudado nesse contexto. Esse tópico revisa a trombólise intravenosa no AVC e traz as evidências de tenecteplase.
Tratamento de Arterite de Células Gigantes
A arterite de células gigantes (ACG ou arterite temporal) é a vasculite mais comum em pacientes com mais de 50 anos e pode causar perda visual permanente. Recomenda-se o tratamento já na suspeita inicial, porém existe dúvida se a terapia precoce interfere nos resultados dos exames diagnósticos. Um artigo recente avaliou o impacto do uso de corticoides na positividade da biópsia de artéria temporal. Este tópico revisa o tratamento de ACG e aborda os resultados do trabalho.
Demências Rapidamente Progressivas
As demências rapidamente progressivas (DRP) são um grupo heterogêneo de doenças que inclui condições infecciosas, autoimunes, metabólicas e neurodegenerativas. Em maio de 2022, a Nature Reviews lançou uma revisão sobre o assunto e trazemos aqui os principais pontos.