Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Tratamento de Neurossífilis
Nos últimos anos há um aumento de casos de sífilis no Brasil. A neurossífilis é uma manifestação rara em que se recomenda o tratamento com penicilina endovenosa, diferente do habitual com penicilina benzatina intramuscular. Existem esquemas alternativos com ceftriaxona ou doxiciclina, mas as diretrizes internacionais e nacionais dão preferência à penicilina. O tratamento endovenoso tem problemas como a necessidade de internação e via de administração, além do possível desabastecimento de penicilina como o que ocorreu de 2014 a 2017. Em 2021 foi publicado no Lancet um trabalho que compara ceftriaxona e penicilina no tratamento da neurossífilis. Vamos aproveitar o artigo para revisar o tema.
Leucemia Linfocítica Crônica
A leucemia linfocítica crônica é a leucemia mais comum do mundo. O Journal of the American Medical Association (JAMA) realizou uma revisão em 2023 sobre o diagnóstico e tratamento dessa condição. Esse tópico traz as principais informações sobre manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento dessa condição.
Herpes Simples
A infecção pelo herpes simples é comum e pode recorrer. Este tópico revisa a apresentação clínica, diagnóstico e tratamento das infecções pelos vírus do herpes simples HSV1 e HSV2.
Diretriz de Doença Coronariana Crônica da AHA 2023
A doença coronariana crônica (DCC) tem um amplo espectro de manifestações. Em agosto de 2023 a American Heart Association (AHA) publicou uma diretriz com orientações sobre o manejo da DCC. Esta revisão traz as principais recomendações do documento.