Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Biomarcadores de infecções fúngicas
Em julho de 2022 foi publicada uma revisão sobre biomarcadores não-invasivos de infecções fúngicas no Open Forum of Infectious Disease (OFID). Biomarcadores são exames não dependentes de cultura e não-invasivos que não utilizam biópsia ou lavado broncoalveolar como forma de obter a amostra. A revisão engloba várias infecções, mas separamos aqui em dois grupos. As infecções fúngicas mais “comuns”: candidíase invasiva, aspergilose em sua forma invasiva e criptococose; e micoses endêmicas no Brasil: histoplasmose, paracoccidioidomicose e esporotricose.
Eutireoideo Doente e Função Tireoidiana no Paciente Hospitalizado
A análise da função tireoidiana sofre muitas interferências no paciente hospitalizado, dificultando a interpretação clínica. A alteração dos exames tireoidianos em uma doença sistêmica não tireoidiana é denominada síndrome do eutireoideo doente. Esse tópico revisa o tema.
Tratamento de Tabagismo no Paciente Internado
A hospitalização é uma oportunidade para a cessação do tabagismo, mas a manutenção da abstinência após a alta é um desafio. Uma revisão da Cochrane de maio de 2024 avaliou os efeitos das diferentes estratégias de cessação de tabagismo em pacientes hospitalizados. Este tópico abordará dependência e abstinência à nicotina, assim como os tratamentos disponíveis.
Hipotensão Ortostática
As diretrizes recentes de hipertensão arterial reforçam alvos mais baixos de pressão arterial, com comprovação de redução de desfechos clínicos. Muitas vezes o manejo desses pacientes é dificultado pelas comorbidades, como a hipotensão ortostática. Em janeiro de 2024, a American Heart Association publicou um novo posicionamento sobre rastreio e manejo da hipotensão postural em pacientes hipertensos. Este tópico traz os principais pontos do documento.