Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Abordagem do Paciente com Ataque Isquêmico Transitório
Entre 7,5 a 17,4% dos pacientes com ataque isquêmico transitório (AIT) evoluem com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) em 3 meses. Em metade dos casos, o novo evento acontece nas primeiras 48 horas após o AIT. Nessa revisão do mês, trazemos os principais pontos da abordagem e tratamento dos pacientes com AIT.
Tromboembolismo Venoso em Pacientes com DPOC Exacerbada
Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentam risco até duas vezes maior para eventos trombóticos. Os sintomas de tromboembolismo pulmonar podem ser difíceis de distinguir de um episódio de exacerbação de DPOC. Um estudo publicado no International Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease avaliou a prevalência de eventos tromboembólicos em pacientes admitidos com o diagnóstico de DPOC exacerbada. Este tópico revisa o tema e os achados do estudo.
Hiponatremia na Emergência
Hiponatremia é um dos distúrbios eletrolíticos mais comuns. O American Journal of Emergency Medicine publicou um artigo de revisão sobre o tema em outubro de 2022, com foco na perspectiva do médico na sala de emergência. Vamos revisar esse tema neste tópico.
Diretriz Europeia de Esclerose Lateral Amiotrófica
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada por uma perda progressiva da motricidade voluntária. Em março de 2024, a Academia Europeia de Neurologia publicou uma diretriz de recomendações sobre a doença que será revisada neste tópico.