Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Hidroclorotiazida na Prevenção de Cálculos Renais
Cálculos renais têm uma prevalência de 7 a 20%, sendo mais frequentes em homens. O cálcio é o componente principal dos cálculos e a hipercalciúria é a alteração metabólica mais comum nos pacientes com nefrolitíase. Diuréticos tiazídicos reduzem a excreção urinária de cálcio e podem ajudar a reduzir a incidência de cálculos renais. Em março de 2023, o New England Journal of Medicine publicou o estudo NOSTONE que avalia o uso da hidroclorotiazida na prevenção da nefrolitíase. Este tópico revisa a prevenção de nefrolitíase e traz os resultados do estudo.
Doença de Parkinson: Avaliação e Tratamento
A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum da prática clínica, atrás apenas da doença de Alzheimer. O tratamento envolve medicações sintomáticas e intervenções como a estimulação cerebral profunda (deep brain stimulation, DBS). O tópico “Doença de Parkinson: Avaliação e Tratamento” revisa os principais conceitos para o manejo dessa condição.
Investigação e Tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna
A Associação Canadense de Urologia lançou em agosto de 2022 uma nova diretriz de hiperplasia prostática benigna (HPB) e sintomas associados, os chamados LUTS (Lower Urinary Tract Symptoms). Esse documento traz conceitos e recomendações semelhantes às diretrizes europeia, também de 2022, e dos Estados Unidos, de 2021.
Caso Clínico #7
Um homem de 65 anos com dispneia e cardiomegalia, evolui com hemorragia digestiva e hematomas.