Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Tratamento de Bactérias Resistentes: ESBL e AmpC
Infecções causadas por bactérias produtoras de betalactamases de espectro estendido (conhecidas pela sigla em inglês ESBL) e AmpC são frequentes em ambientes hospitalares. Essas cepas conseguem resistir a cefalosporinas de terceira geração (como ceftriaxona e ceftazidima) e até mesmo de quarta geração (cefepima). Neste tópico, revisamos os principais métodos para identificação dessas betalactamases, bem como as estratégias de tratamento mais atuais e respaldadas por diretrizes internacionais.
Profilaxia Primária de Sangramento por Varizes Esofágicas
Hemorragia digestiva alta por varizes esofágicas é uma complicação frequente e grave em pacientes com cirrose. Alguns pacientes se beneficiam de profilaxia primária, farmacológica ou por intervenção endoscópica. Um novo ensaio clínico randomizado, CAVALRY, testou a realização das duas intervenções em conjunto para profilaxia primária desta complicação em pacientes com cirrose Child B ou C.
Abordagem à Diarreia Crônica
Diarreia crônica é uma condição frequente e com diversas etiologias, desde etiologias benignas a doenças potencialmente graves. A variedade de causas e formas de investigação pode dificultar uma abordagem diagnóstica estruturada. Este tópico detalha as etapas fundamentais para o diagnóstico diferencial da diarreia crônica, destacando os exames e abordagens necessários.
Herpes Zoster: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção
Herpes zoster é a reativação da infecção latente pelo vírus varicela-zoster, uma condição mais comum em idosos e imunossuprimidos. Uma publicação recente trouxe novos dados sobre internamentos por herpes zoster e motivou a discussão sobre a doença no Guia. Este tópico aborda o diagnóstico, tratamento e prevenção dessa condição.
Hemocromatose Hereditária: Diagnóstico e Investigação
Hemocromatose hereditária é a doença genética mais comum entre indivíduos com descendência do norte europeu, ocorrendo 1 caso a cada 200-400 pessoas. Em 2022 foi publicado um artigo de revisão sobre o tema no New England Journal of Medicine (NEJM). Este tópico revisa a definição, sintomas mais comuns, diagnóstico e tratamento da doença.
Infecção do Trato Urinário Associada a Cateter Vesical
A infecção do trato urinário associada a cateter vesical é uma condição de difícil diagnóstico. Os exames urinários são comumente alterados nessa população, mesmo na ausência de infecção. Os sintomas podem ser difíceis de avaliar, especialmente em pacientes sedados ou com lesão medular. Este tópico aborda o diagnóstico, tratamento e prevenção dessa condição.