Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Nefropatia por Contraste
Há décadas, a infusão de contraste iodado tem sido associada a lesão renal aguda. Em janeiro de 2023, a Intensive Care Medicine publicou um estudo sobre nefropatia induzida por contraste em pacientes com lesão renal aguda pré-existente. Aproveitamos a publicação para revisar e atualizar o tema neste tópico.
Tratamento de Nefropatia por IgA
A nefropatia por IgA, também conhecida como doença de Berger, é a glomerulonefrite primária mais comum do mundo. Um estudo recente publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) avaliou o uso de metilprednisolona nessa condição. Aproveitando a publicação, vamos rever o manejo dessa doença.
Biomarcadores de infecções fúngicas
Em julho de 2022 foi publicada uma revisão sobre biomarcadores não-invasivos de infecções fúngicas no Open Forum of Infectious Disease (OFID). Biomarcadores são exames não dependentes de cultura e não-invasivos que não utilizam biópsia ou lavado broncoalveolar como forma de obter a amostra. A revisão engloba várias infecções, mas separamos aqui em dois grupos. As infecções fúngicas mais “comuns”: candidíase invasiva, aspergilose em sua forma invasiva e criptococose; e micoses endêmicas no Brasil: histoplasmose, paracoccidioidomicose e esporotricose.
Novos Tratamentos de Tuberculose
O tratamento de tuberculose envolve a combinação de antibióticos por um período prolongado, geralmente seis meses ou mais. Em março de 2023, o estudo TRUNCATE-TB foi publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) avaliando estratégias de tratamento mais curtas, de 8 semanas. Aproveitamos a publicação para revisar as novas estratégias de tratamento de tuberculose.