Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Manejo de Pancreatite Aguda Grave
Pacientes com pancreatite aguda evoluem com sinais de gravidade em 15 a 25% dos casos. A mortalidade da pancreatite grave é de até 50%. Em junho de 2023, foi lançado um artigo na Intensive Care Medicine com dez dicas práticas sobre o manejo da pancreatite grave. Este tópico revisa os principais pontos da publicação.
Abordagem do Paciente com Ataque Isquêmico Transitório
Entre 7,5 a 17,4% dos pacientes com ataque isquêmico transitório (AIT) evoluem com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) em 3 meses. Em metade dos casos, o novo evento acontece nas primeiras 48 horas após o AIT. Nessa revisão do mês, trazemos os principais pontos da abordagem e tratamento dos pacientes com AIT.
Tromboembolismo Venoso em Pacientes com DPOC Exacerbada
Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentam risco até duas vezes maior para eventos trombóticos. Os sintomas de tromboembolismo pulmonar podem ser difíceis de distinguir de um episódio de exacerbação de DPOC. Um estudo publicado no International Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease avaliou a prevalência de eventos tromboembólicos em pacientes admitidos com o diagnóstico de DPOC exacerbada. Este tópico revisa o tema e os achados do estudo.
AVC Isquêmico Maligno
AVCi maligno é uma doença grave com até 78% de mortalidade. O tratamento é semelhante aos outros tipos de AVCi, com poucas condutas específicas que mudem seu desfecho. Em 07 de abril foi publicado um artigo original no New England Journal of Medicine sobre terapia endovascular em AVCi maligno. Vamos aproveitar para revisar esse tópico e avaliar o que essa nova evidência acrescenta na prática.