Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Hematoma Subdural Crônico
Foi publicado no New England Journal of Medicine em novembro de 2024 o estudo EMBOLISE, que avalia o papel da embolização da artéria meníngea média na prevenção de recorrência do hematoma subdural crônico. Esse tópico revisa os principais pontos sobre hematoma subdural crônico e analisa o que o novo estudo acrescenta.
Medicamentos na Parada Cardiorrespiratória (PCR)
A parada cardiorrespiratória é um momento crítico em que pode ocorrer uma sobrecarga de raciocínio. Pode ser difícil relembrar quais medicamentos são possíveis de realizar na PCR e em que momentos eles estão indicados. Nesse tópico, iremos revisar as evidências e como fazer os medicamentos na PCR.
Urticária Aguda: Diagnóstico e Manejo
Urticária aguda é um dos diagnósticos dermatológicos mais comuns no departamento de emergência. Duas revisões sistemáticas de 2024 avaliaram o tratamento dessa condição. Este tópico aborda os principais aspectos no diagnóstico e tratamento de urticária aguda e traz os resultados dos novos estudos.
Gabapentinoides: Principais Usos e Novos Eventos Adversos
Evidências dos últimos anos identificaram riscos dos gabapentinoides anteriormente desconhecidos que devem ser considerados antes da prescrição. Os dois principais medicamentos da classe são a gabapentina e a pregabalina. O TdC Bulário revisa as indicações e eventos adversos dos gabapentinoides.
Tirzepatida para Insuficiência Cardíaca de Fração de Ejeção Preservada em Pessoas com Obesidade
O uso de tirzepatida em pessoas com obesidade com insuficiência cardíaca de fração de ejeção preservada (ICFEP) demonstrou benefícios no estudo SUMMIT. Este tópico discute o estudo e revisa este medicamento.
Hipertensão Arterial na Doença Renal Crônica
O manejo da hipertensão arterial sistêmica na doença renal crônica tem particularidades que podem dificultar o controle pressórico. Este tópico aborda as principais diretrizes de tratamento para esses pacientes, incluindo a de 2023 da European Society of Hypertension (ESH) e de 2024 do Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) e da European Society of Cardiology (ESC).