Todos nossos cursos e produtos com até 40% de desconto por tempo limitado! Aproveite agora!
Obter descontos!Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Crise Álgica na Anemia Falciforme
A crise álgica é a principal causa de hospitalização em pacientes com anemia falciforme. A hidratação é um componente do tratamento e um estudo publicado no Journal of American Medical Association em setembro de 2024 avaliou o melhor fluido nesse contexto. Esse tópico aborda o manejo da crise álgica e as implicações deste novo estudo.
Estado de Mal Epiléptico
O estado de mal epiléptico é uma emergência neurológica ameaçadora à vida. É causado por precipitantes específicos ou falha nos mecanismos de término da crise epiléptica, resultando em crises anormalmente prolongadas e com possíveis efeitos deletérios permanentes. Esse tópico revisa o diagnóstico e o manejo do estado de mal epiléptico.
Resmetirom para Esteato-Hepatite Associada a Disfunção Metabólica (MASH)
O tratamento da doença hepática esteatótica associada a disfunção metabólica (MASLD) foi recentemente modificado pelo estudo MAESTRO-NASH. Este trabalho mostrou a eficácia do resmetirom e foi publicado no New England Journal of Medicine em fevereiro de 2024. Em outubro do mesmo ano, a American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD) publicou uma atualização incorporando essa nova terapia. Este tópico traz os resultados e desdobramentos do estudo.
Caso Clínico #25
Mulher de 88 anos com artralgia e rigidez matinal há três meses.
Intoxicação por Varfarina
Aproximadamente 20% das pessoas em uso de varfarina podem apresentar valores de razão normalizada internacional (RNI) acima do limite terapêutico. Até 3% apresentam sangramento ameaçador a vida. O tópico “Intoxicação por Varfarina” revisa o manejo e cuidados dos pacientes com RNI supraterapêutico e sangramentos graves em uso de varfarina.
Doença de Parkinson: Avaliação e Tratamento
A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum da prática clínica, atrás apenas da doença de Alzheimer. O tratamento envolve medicações sintomáticas e intervenções como a estimulação cerebral profunda (deep brain stimulation, DBS). O tópico “Doença de Parkinson: Avaliação e Tratamento” revisa os principais conceitos para o manejo dessa condição.