Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:
Manejo de Agitação Psicomotora
A agitação psicomotora é uma condição desafiadora presente em até 2,5% de todos os atendimentos no departamento de emergência e em aproximadamente 24% das emergências psiquiátricas no Brasil. Este tópico revisa os principais pontos do manejo do paciente agitado.
Antidepressivos
Os antidepressivos formam uma classe de medicamentos diversa, usados mais comumente para tratar depressão e outras doenças psiquiátricas. O Brasil é um dos países mais atingidos por depressão e ansiedade e o uso dessas medicações cresce progressivamente. Esta revisão aborda a prescrição, efeitos colaterais, suspensão, troca e escolha entre os antidepressivos mais comuns.
Caso Clínico #22
Mulher de 38 anos com antecedente de esquizofrenia é levada ao pronto-socorro por alteração comportamental e febre há 3 dias.
Rastreio de Transtornos Psiquiátricos
Transtornos mentais são prevalentes e negligenciados. O estudo GET.FEEDBACK.GP foi publicado em abril de 2024 no Lancet Psychiatry e aborda o rastreio de depressão. Este tópico discute o tema e traz os resultados do estudo.
Antipsicóticos de Segunda Geração
Os antipsicóticos de segunda geração, também conhecidos como atípicos, são frequentemente utilizados no tratamento de outros distúrbios neuropsiquiátricos além de esquizofrenia. Este tópico traz os principais aspectos desses fármacos para a prática clínica.
Consenso de Intoxicação por Paracetamol
O paracetamol é um analgésico e antitérmico comum e seguro em doses terapêuticas habituais. As doses supra terapêuticas podem causar lesão hepática grave, sendo uma importante causa de insuficiência hepática aguda. Em agosto de 2023, o Journal of the American Medical Association (JAMA) publicou o consenso americano e canadense para manejo dessa intoxicação. Este tópico revisa o tema e traz as principais informações deste consenso.