Instagram

Veja outros posts:

Veja estes tópicos do Guia que você pode gostar:

16 Dez 2024

Diretriz de Infecção do Trato Urinário

Uma nova diretriz de infecção do trato urinário do grupo WikiGuidelines foi publicada em novembro de 2024. A imprecisão no diagnóstico e a evolução da resistência bacteriana dificultam o manejo dessa condição. O documento contou com 54 especialistas de 12 países diferentes, incluindo médicos e farmacêuticos com especialização em medicina interna, infectologia, pediatria e microbiologia. Essa revisão aborda o tema com base na diretriz.

02 Dez 2024

Infecção do Trato Urinário Associada a Cateter Vesical

A infecção do trato urinário associada a cateter vesical é uma condição de difícil diagnóstico. Os exames urinários são comumente alterados nessa população, mesmo na ausência de infecção. Os sintomas podem ser difíceis de avaliar, especialmente em pacientes sedados ou com lesão medular. Este tópico aborda o diagnóstico, tratamento e prevenção dessa condição.

02 Dez 2024

Ceftriaxona para Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica

Pneumonia associada à ventilação mecânica ocorre com frequência em pacientes com doenças neurológicas agudas, como trauma cranioencefálico, AVC e hemorragia subaracnoidea. O estudo PROPHY-VAP avaliou a profilaxia dessa condição com dose única de ceftriaxona após a intubação orotraqueal, publicado no Lancet em maio de 2024. Este tópico explora os achados do estudo e as repercussões para a prática.

25 Nov 2024

Diretriz de Tontura e Vertigem no Departamento de Emergência

Tontura é comum no departamento de emergência e tem múltiplas etiologias, variando de causas autolimitadas até doenças graves. Uma diretriz publicada pela Society for Academic Emergency Medicine em 2023 auxilia a sistematizar a abordagem dessa queixa. Essa revisão aborda os principais pontos e recomendações dessa diretriz.

11 Nov 2024

Estado de Mal Epiléptico

O estado de mal epiléptico é uma emergência neurológica ameaçadora à vida. É causado por precipitantes específicos ou falha nos mecanismos de término da crise epiléptica, resultando em crises anormalmente prolongadas e com possíveis efeitos deletérios permanentes. Esse tópico revisa o diagnóstico e o manejo do estado de mal epiléptico.