Afasia

Alteração da linguagem caracterizada pelo comprometimento de produzir e/ou entender a linguagem falada e/ou escrita. A causa mais comum é o AVC. Qualquer doença encefálica estrutural que comprometa a área da linguagem e algumas doenças neurodegenerativas podem causar afasia. A afasia pode ser transitória, como em ataques isquêmicos transitórios, auras de enxaqueca e epilepsia. 

As afasias podem ser divididas em fluentes, quando a capacidade de articulação de palavras é preservada (ex: afasia de Wernicke), e não fluentes, quando há dificuldade de articulação de palavras (ex: afasia de Broca). Através da avaliação de outras características (nomeação, repetição, escrita, leitura e compreensão), é possível caracterizar síndromes de afasia específicas que têm correlação neuroanatômica e etiológica.

Imagem Glossário - Afasia

Referências:

  1. Yang ZH, Zhao XQ, Wang CX, Chen HY, Zhang YM. Neuroanatomic correlation of the post-stroke aphasias studied with imaging. Neurol Res. 2008.
  2. Fridriksson J, den Ouden DB, Hillis AE, Hickok G, Rorden C, Basilakos A, Yourganov G, Bonilha L. Anatomy of aphasia revisited. Brain. 2018.

APROVEITE E LEIA:

11 de Novembro de 2024

Estado de Mal Epiléptico

O estado de mal epiléptico é uma emergência neurológica ameaçadora à vida. É causado por precipitantes específicos ou falha nos mecanismos de término da crise epiléptica, resultando em crises anormalmente prolongadas e com possíveis efeitos deletérios permanentes. Esse tópico revisa o diagnóstico e o manejo do estado de mal epiléptico.