Ânion Gap

O ânion gap é um valor calculado que reflete a diferença entre os cátions e ânions medidos no sangue, sendo parte da interpretação de distúrbios ácido-básicos. É importante na avaliação da acidose metabólica, ajudando a diferenciar entre a acidose metabólica com ânion gap elevado e a acidose metabólica com ânion gap normal (acidose hiperclorêmica). A fórmula para calcular o ânion gap é AG = [Na+] - ([Cl-] + [HCO₃-]), onde Na+ é a concentração de sódio, Cl- é a concentração de cloreto, e HCO₃- é a concentração de bicarbonato.

Os valores normais para o ânion gap podem variar, mas uma faixa de referência comumente aceita é de 10 a 18 mmol/L.

Um ânion gap aumentado na acidose metabólica sugere a presença de ânions não medidos, que são tipicamente ácidos orgânicos como lactato, cetoácidos ou toxinas. Isso acontece em condições como acidose láctica, cetoacidose diabética e ingestão de substâncias como metanol ou etilenoglicol.

Ânion gap diminuído é menos comum e pode estar associado à hipoalbuminemia, já que a albumina é um importante ânion não medido. Outras situações de ânion gap reduzido são os casos de mieloma múltiplo ou intoxicação por lítio.

O ânion gap pode ser corrigido quando os níveis de albumina estiverem baixos. Para corrigir o ânion gap para hipoalbuminemia, ânion gap ajustado = ânion gap observado + 0,25 x ([albumina normal] - [albumina observada]), onde as concentrações de albumina estão em g/L. Se as concentrações de albumina forem dadas em g/dL, o fator é 2,5.

Na alcalose metabólica, o ânion gap é geralmente normal, a menos que haja uma acidose metabólica concomitante, sugerindo um distúrbio misto ácido-base. Nesse contexto, a razão delta ânion gap/delta bicarbonato pode ser usada.


Aproveite e leia

6 de Novembro de 2023

PrEP e PEP - Profilaxia Medicamentosa para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós exposição (PEP) são estratégias de prevenção de infecção pelo HIV recomendadas pelo Ministério da Saúde. Em agosto de 2023, a United States Preventive Service Task Force (USPSTF) publicou uma revisão sistemática sobre PREP para HIV. Em abril de 2023, um estudo de PEP para infecções bacterianas sexualmente transmissíveis foi publicado no New England Journal of Medicine (NEJM). Este tópico discute esses dois conceitos.

14 de Outubro de 2024

Manejo de Agitação Psicomotora

A agitação psicomotora é uma condição desafiadora presente em até 2,5% de todos os atendimentos no departamento de emergência e em aproximadamente 24% das emergências psiquiátricas no Brasil. Este tópico revisa os principais pontos do manejo do paciente agitado.

18 de Março de 2024

Atualizações no Manejo de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo

A síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) é uma condição de alta mortalidade e o manejo consiste em suporte e prevenção da evolução de injúria pulmonar. Em janeiro de 2024, a American Thoracic Society (ATS) atualizou sua diretriz sobre manejo de SARA e resumimos as principais recomendações neste tópico.