Os antagonistas muscarínicos de longa ação (conhecidos pela sigla em inglês LAMA - long-acting muscarinic antagonists) são broncodilatadores inalatórios que fazem parte do tratamento das doenças pulmonares obstrutivas. Os LAMA limitam a broncoconstrição ao bloquearem a ação da acetilcolina nos receptores M3 muscarínicos.
A classe dos LAMA é representada pelo tiotrópio (Spiriva ®), umeclidínio (Vanisto ®) e glicopirrônio (Seebri ®).
Os LAMA são recomendados como primeira opção para o tratamento de todos os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pois melhoram o controle de sintomas e diminuem desfechos como exacerbações e hospitalizações.
Referências:
- Venkatesan P. GOLD COPD report: 2024 update. Lancet Respir Med. 2024.
Aproveite e leia
9 de Outubro de 2023Oseltamivir na Infecção por Influenza
Oseltamivir é um antiviral recomendado para o tratamento de infecção por influenza em pacientes de alto risco. Em junho de 2023 foi publicada no Journal of the American Medical Association uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar o uso de oseltamivir em pacientes ambulatoriais. Esse tópico revisa as evidências do uso dessa medicação.
5 de Junho de 2023Etomidato na Intubação de Sequência Rápida
O etomidato é um dos sedativos mais utilizados na intubação por ter uma ação rápida e relativa estabilidade hemodinâmica. Em abril de 2023, foi publicada no Journal of Critical Care uma meta-análise comparando o etomidato contra outros sedativos em intubação de pacientes críticos. Este tópico revisa o uso de etomidato na intubação e traz os resultados do novo estudo.
5 de Setembro de 2022Investigação e Tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna
A Associação Canadense de Urologia lançou em agosto de 2022 uma nova diretriz de hiperplasia prostática benigna (HPB) e sintomas associados, os chamados LUTS (Lower Urinary Tract Symptoms). Esse documento traz conceitos e recomendações semelhantes às diretrizes europeia, também de 2022, e dos Estados Unidos, de 2021.