Os antagonistas muscarínicos de longa ação (conhecidos pela sigla em inglês LAMA - long-acting muscarinic antagonists) são broncodilatadores inalatórios que fazem parte do tratamento das doenças pulmonares obstrutivas. Os LAMA limitam a broncoconstrição ao bloquearem a ação da acetilcolina nos receptores M3 muscarínicos.
A classe dos LAMA é representada pelo tiotrópio (Spiriva ®), umeclidínio (Vanisto ®) e glicopirrônio (Seebri ®).
Os LAMA são recomendados como primeira opção para o tratamento de todos os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pois melhoram o controle de sintomas e diminuem desfechos como exacerbações e hospitalizações.
Referências:
- Venkatesan P. GOLD COPD report: 2024 update.
Lancet Respir Med.
2024.
APROVEITE E LEIA:
26 de Junho de 2023
Reações Transfusionais
Variando de autolimitadas até ameaçadoras à vida, as reações transfusionais são comuns na prática hospitalar. Essa revisão aborda as principais reações e a conduta diante delas. Uma referência nacional para o tema é o "Guia para uso de Hemocomponentes" do Ministério da Saúde.
8 de Maio de 2023
Rastreio de Câncer de Próstata
Um assunto muito debatido na literatura urológica é o rastreio de câncer de próstata. Neste tópico, trazemos o estudo GÖTEBORG-2 que avaliou o uso da ressonância magnética para selecionar a indicação de biópsias de próstata. Aproveitamos e revisamos o tema.
26 de Outubro de 2023
Caso Clínico #13
Mulher de 29 anos com febre persistente e lesões cutâneas.