Antagonistas Muscarínicos de Longa Ação

Os antagonistas muscarínicos de longa ação (conhecidos pela sigla em inglês LAMA - long-acting muscarinic antagonists) são broncodilatadores inalatórios que fazem parte do tratamento das doenças pulmonares obstrutivas. Os LAMA limitam a broncoconstrição ao bloquearem a ação da acetilcolina nos receptores M3 muscarínicos. 

A classe dos LAMA é representada pelo tiotrópio (Spiriva ®), umeclidínio (Vanisto ®) e glicopirrônio (Seebri ®). 

Os LAMA são recomendados como primeira opção para o tratamento de todos os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pois melhoram o controle de sintomas e diminuem desfechos como exacerbações e hospitalizações. 


Referências:

  1. Venkatesan P. GOLD COPD report: 2024 update. Lancet Respir Med. 2024.

Aproveite e leia

18 de Julho de 2022

Reposição Intravenosa de Ferro

A anemia ferropriva é a causa mais comum de anemia no mundo. A reposição intravenosa de ferro é preferida em alguns casos devido a rápida correção da hemoglobina. Em maio de 2022, o Annals of Internal Medicine publicou um trabalho sobre o risco de anafilaxia associada ao uso de ferro intravenoso. Aproveitando o artigo, vamos revisar o tema.

7 de Agosto de 2023

Depressão Resistente em Idosos

O diagnóstico e o tratamento de depressão em idosos podem ser mais difíceis. Em março de 2023, o New England Journal of Medicine publicou um estudo que avaliou estratégias medicamentosas para tratamento da depressão resistente em pessoas com mais de 60 anos. Aproveitamos a publicação para discutir detalhes da depressão nessa população e trazer os resultados do artigo.

17 de Julho de 2023

Diretriz de Insuficiência Hepática Aguda e Crônica Agudizada

A Society of Critical Care Medicine (Sociedade de Medicina Intensiva, em tradução livre) publicou uma nova diretriz de cuidados do paciente com insuficiência hepática crônica descompensada e insuficiência hepática aguda. Este tópico revisa as principais recomendações da diretriz.