Os TRAb (do inglês Thyrotropin Receptor Antibodies) são anticorpos que se ligam ao receptor do hormônio estimulante da tireoide (TSH ou tireotropina), localizado na superfície das células tireoidianas. Em português, podem ser denominados também como “anticorpo anti-TSH”, “anticorpo anti-receptor de TSH” ou “anticorpo contra o receptor de tireotropina”.
Na doença de Graves — a causa mais comum de hipertiroidismo —, os TRAb atuam de forma estimuladora, aumentando a produção de hormônios tireoidianos. Esses anticorpos estimuladores também são conhecidos como imunoglobulinas estimulantes da tireoide ou TSI (do inglês Thyroid Stimulating Immunoglobulins). Contudo, nem todos os TRAb possuem efeito estimulador; alguns podem ter ação inibitória ou neutra.
Existem dois métodos para a dosagem laboratorial dos TRAb. Uma técnica detecta todos os TRAb, sem distinção, por um ensaio laboratorial competitivo (TSH-Binding Inhibitory Immunoglobulins ou TBII). A outra detecta somente os TRAb com ação estimuladora da tireoide, os TSI.
A quantificação desses anticorpos auxilia no diagnóstico diferencial de hipertireoidismo, na avaliação da probabilidade de remissão ou recidiva após tratamento com tionamidas e na predição de hipertireoidismo neonatal.
Referências:
- Ross DS, Burch HB, Cooper DS, Greenlee MC, Laurberg P, Maia AL, Rivkees SA, Samuels M, Sosa JA, Stan MN, Walter MA. 2016 American Thyroid Association Guidelines for Diagnosis and Management of Hyperthyroidism and Other Causes of Thyrotoxicosis. Thyroid. 2016.
Aproveite e leia
15 de Janeiro de 2024Investigação de Eosinofilia - Diretriz Francesa de 2023
Eosinofilia é um achado laboratorial que pode representar doenças graves e diversas. Existem poucas referências para guiar a investigação desses pacientes. Este tópico revisa a diretriz francesa de eosinofilia de 2023.
19 de Agosto de 2024Amiloidose: Manifestações Clínicas e Diagnóstico
Clinicamente, amiloidose representa um grupo de doenças que ocorrem pelo acúmulo de proteínas no extracelular, podendo levar a disfunção orgânica. Em maio de 2024, uma coorte americana extraiu os dados de 1401 pacientes para avaliar quais sintomas já se encontravam aparentes antes do diagnóstico. Este tópico aborda os principais tipos de amiloidose, suas características e como realizar a investigação.
2 de Setembro de 2024Diagnóstico e Manejo de Nefrite Lúpica
A nefrite lúpica é uma manifestação grave do lúpus eritematoso sistêmico, acometendo até 50% dos pacientes e evoluindo para doença renal crônica em até 30% dos casos em 15 anos. Em junho de 2024, foi publicado o II consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o diagnóstico e manejo da nefrite lúpica. O tópico “Diagnóstico e Manejo de Nefrite Lúpica” aborda os principais pontos do consenso.