As atividades de vida diária são um conjunto de habilidades adquiridas que permitem a vida com independência. Podem ser classificadas entre:
Atividades básicas de vida diária: relacionadas ao cuidado pessoal, como higiene, transferência (da cama para uma cadeira), alimentação.
Atividades instrumentais de vida diária: mais complexas e necessárias para a vida independente na comunidade. Inclui realização de rotinas domésticas, uso de transporte e meios de comunicação, preparo de refeições e gerenciamento financeiro.
As atividades de vida diária podem ser objetivamente avaliadas com escalas e questionários, como as de Katz, Lawton e Pfeffer.
Referências:
- Katz S, Downs TD, Cash HR, Grotz RC. Progress in development of the index of ADL. Gerontologist. 1970.
- Graf C. The Lawton instrumental activities of daily living scale. Am J Nurs. 2008.
- Pfeffer RI, Kurosaki TT, Harrah CH Jr, Chance JM, Filos S. Measurement of functional activities in older adults in the community. J Gerontol. 1982.
Aproveite e leia
9 de Setembro de 2024Extubação: Cuidados e Como Fazer
A falha de extubação possui uma incidência em torno de 15% e está associada a piores desfechos e aumento da mortalidade. O tópico “Extubação: Cuidados e Como Fazer” revisa o processo de extubação, incluindo avaliação neurológica, proteção de via aérea, testes respiratórios e outros passos para um procedimento adequado.
21 de Outubro de 2024Intoxicação por Varfarina
Aproximadamente 20% das pessoas em uso de varfarina podem apresentar valores de razão normalizada internacional (RNI) acima do limite terapêutico. Até 3% apresentam sangramento ameaçador a vida. O tópico “Intoxicação por Varfarina” revisa o manejo e cuidados dos pacientes com RNI supraterapêutico e sangramentos graves em uso de varfarina.
9 de Dezembro de 2024Hemocromatose Hereditária: Diagnóstico e Investigação
Hemocromatose hereditária é a doença genética mais comum entre indivíduos com descendência do norte europeu, ocorrendo 1 caso a cada 200-400 pessoas. Em 2022 foi publicado um artigo de revisão sobre o tema no New England Journal of Medicine (NEJM). Este tópico revisa a definição, sintomas mais comuns, diagnóstico e tratamento da doença.