Bactérias Atípicas

Bactérias atípicas não são detectáveis com coloração de gram e com culturas comumente usadas. As principais bactérias desse grupo são:
Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae, Legionella spp - causadoras de pneumonia - e Chlamydia tracomatis e Mycoplasma genitalium - associadas a infecções sexualmente transmissíveis. 

O tratamento é feito com macrolídeos, fluoroquinolonas e tetraciclinas principalmente. Os beta-lactâmicos não são recomendados. 


Referências:

  1. Miyashita N. Atypical pneumonia: Pathophysiology, diagnosis, and treatment. Respir Investig. 2022.

APROVEITE E LEIA:

13 de Fevereiro de 2023

Diretriz ESMO de Neoplasia de Sítio Primário Desconhecido

Pacientes com câncer na maioria das vezes têm o sítio primário identificado. Há casos em que não se identifica a origem da neoplasia, uma situação chamada de câncer de sítio primário desconhecido. Em dezembro de 2022, foi publicada diretriz da European Society for Medical Oncology (ESMO) sobre o tema. Vamos revisá-la neste tópico.

24 de Junho de 2024

Insulinização no Diabetes Mellitus Tipo 2

Esta revisão traz os principais conceitos e atualizações sobre a insulinoterapia no diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

3 de Junho de 2024

Betabloqueador Após Infarto Agudo do Miocárdio

A prescrição de betabloqueadores após infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma prática baseada em evidências da década de 80 de diminuição de mortalidade. O ensaio clínico randomizado REDUCE-AMI, publicado em abril de 2024 no New England Journal of Medicine, avaliou o uso de betabloqueadores no pós-infarto em pacientes com fração de ejeção preservada. Esse tópico traz os resultados do estudo e discute o tema.