Bactérias atípicas não são detectáveis com coloração de gram e com culturas comumente usadas. As principais bactérias desse grupo são:
Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae, Legionella spp - causadoras de pneumonia - e Chlamydia tracomatis e Mycoplasma genitalium - associadas a infecções sexualmente transmissíveis.
O tratamento é feito com macrolídeos, fluoroquinolonas e tetraciclinas principalmente. Os beta-lactâmicos não são recomendados.
Referências:
- Miyashita N. Atypical pneumonia: Pathophysiology, diagnosis, and treatment. Respir Investig. 2022.
Aproveite e leia
2 de Setembro de 2024Atualização de DPOC: GOLD 2024
Anualmente é publicada a diretriz do Global Initiative for Chronic Obstrutive Lung Disease (GOLD), um programa internacional sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O GOLD 2023 já foi coberto no Guia. Este tópico traz as atualizações do GOLD 2024.
6 de Fevereiro de 2023Tratamento da Hipercalcemia da Malignidade
A hipercalcemia é uma complicação de diversas neoplasias, determinando pior prognóstico. Uma diretriz sobre o manejo dessa complicação foi publicada pela Endocrine Society em dezembro de 2022 e aproveitamos para revisar as possibilidades terapêuticas.
12 de Agosto de 2024Novos Critérios Diagnósticos e Rastreio de Diabetes e Pré-Diabetes
Em julho de 2024, a Sociedade Brasileira de Diabetes atualizou a sua diretriz de diagnóstico e rastreio de diabetes e pré-diabetes. O documento traz mudanças para a prática clínica. O tópico “Novos critérios diagnósticos e rastreio de diabetes e pré-diabetes” comenta sobre as recomendações da diretriz.