A calcitonina é um hormônio produzido pelas células parafoliculares, também conhecidas como células C, da glândula tireoide. Está envolvida no metabolismo do cálcio e do fósforo, principalmente por inibir a reabsorção óssea e reduzir os níveis de cálcio no sangue. O câncer medular da tireoide surge dessas células C produtoras de calcitonina e é caracterizado pela secreção de calcitonina, que pode ser usada como um marcador tumoral para a doença.
A calcitonina injetável, uma análogo sintético do hormônio, é utilizada no tratamento de hipercalcemia devido a capacidade de inibir a reabsorção óssea mediada por osteoclastos, o que pode reduzir rapidamente os níveis de cálcio.
O manejo de anticoagulantes no perioperatório gera muitas dúvidas. Em abril de 2023, o American College of Physicians publicou uma revisão sobre o tema. Vamos aproveitar para revisitar algumas recomendações importantes.
A COVID-19 ainda é a maior causa de síndrome respiratória aguda grave no Brasil em 2024, ressaltando a importância da busca por um tratamento eficaz. O nirmatrelvir/ritonavir (paxlovid®) diminui o risco de hospitalização em pacientes não vacinados, mas o benefício em pacientes vacinados ainda é incerto. Em abril de 2024 foi publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) um estudo que avalia a medicação em pacientes vacinados. Esse tópico revisa o tratamento ambulatorial de COVID-19, assim como o isolamento domiciliar e as recomendações sobre vacinação.
Anfotericina B é um antifúngico amplamente utilizado. A medicação está associada a muitos efeitos adversos, principalmente nefrotoxicidade. Este tópico discute os usos da anfotericina B, os efeitos adversos e as estratégias para diminuí-los.