A calcitonina é um hormônio produzido pelas células parafoliculares, também conhecidas como células C, da glândula tireoide. Está envolvida no metabolismo do cálcio e do fósforo, principalmente por inibir a reabsorção óssea e reduzir os níveis de cálcio no sangue. O câncer medular da tireoide surge dessas células C produtoras de calcitonina e é caracterizado pela secreção de calcitonina, que pode ser usada como um marcador tumoral para a doença.
A calcitonina injetável, uma análogo sintético do hormônio, é utilizada no tratamento de hipercalcemia devido a capacidade de inibir a reabsorção óssea mediada por osteoclastos, o que pode reduzir rapidamente os níveis de cálcio.
Aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo têm asma. Anualmente o Global Initiative for Asthma (GINA) publica suas diretrizes para orientar o tratamento da doença. Essa revisão traz os principais pontos da diretriz publicada em 2023.
Varfarina: Bulário e Quando Preferir em Relação aos DOACs
A varfarina é um anticoagulante antagonista da vitamina K. Ela atua inibindo os fatores de coagulação dependentes desse nutriente: proteína C, proteína S e fatores de coagulação II, VII, IX e X. Os anticoagulantes orais diretos (DOAC) são a primeira escolha em muitas situações, mas a varfarina ainda tem espaço na prática. Uma recente revisão do Journal of the American College of Cardiology avaliou essa questão e um ensaio clínico de janeiro de 2024 publicado no Circulation estudou a varfarina em indivíduos frágeis. Este tópico revisa o uso atual de varfarina.
Diagnóstico e Tratamento de Doença do Refluxo Gastroesofágico
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) acomete por volta de 13% da população mundial. Os sintomas clássicos de pirose e regurgitação, mesmo que leves, podem estar associados a redução da qualidade de vida. Em janeiro de 2022, o American Journal of Gastroenterology (AJG) publicou uma diretriz sobre DRGE e aproveitamos para revisar o diagnóstico e tratamento.