Capacidade de Difusão de Monóxido de Carbono ou DLCO

A capacidade de difusão do monóxido de carbono (também chamada de DLCO, sigla derivada do inglês Diffusing Capacity of Carbon Monoxide) é um teste de função pulmonar que mensura a capacidade do pulmão de transferir gás do alvéolo para os capilares pulmonares.

Um dos métodos envolve a inalação de uma mistura de gases contendo uma pequena quantidade de monóxido de carbono (CO) e um gás traçador inerte (como hélio) até a capacidade pulmonar total, prendendo a respiração por aproximadamente 10 segundos e então exalando. O gás exalado é analisado para determinar a concentração de CO e do gás traçador, o que permite o cálculo de DLCO.

O exame é utilizado para acompanhar a progressão de doenças intersticiais pulmonares, identificar hipertensão pulmonar em pacientes de risco e investigar causas de hipoxemia. Os valores podem ser interpretados em relação a porcentagem do valor previsto (reduzido se menor ou igual a 75%) ou ao z-escore (reduzido se menor que -1,65).


Referências:

  1. Stanojevic S, Kaminsky DA, Miller MR, Thompson B, Aliverti A, Barjaktarevic I, Cooper BG, Culver B, Derom E, Hall GL, Hallstrand TS, Leuppi JD, MacIntyre N, McCormack M, Rosenfeld M, Swenson ER. ERS/ATS technical standard on interpretive strategies for routine lung function tests. Eur Respir J. 2022.

APROVEITE E LEIA:

2 de Setembro de 2024

Atualização de DPOC: GOLD 2024

Anualmente é publicada a diretriz do Global Initiative for Chronic Obstrutive Lung Disease (GOLD), um programa internacional sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O GOLD 2023 já foi coberto no Guia. Este tópico traz as atualizações do GOLD 2024.