Ciclo Tecidual

Alguns parasitas possuem ciclos de vida que envolvem a migração temporária para os tecidos, que se chama ciclo tecidual. Esta é uma fase importante no ciclo de vida do parasita e envolve migração, maturação e replicação nos tecidos, interação com sistema imunológico e preparação para migração. Exemplos de parasitas com ciclo tecidual são Toxoplasma gondii e Plasmodium spp.

Os parasitas que não possuem ciclo tecidual completam seu desenvolvimento e se reproduzem na superfície do trato gastrointestinal ou superfície corporal do hospedeiro, sem necessidade de migrar para tecidos internos. São exemplos de parasitas sem ciclo tecidual: Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Entamoeba histolytica.


Aproveite e leia

2 de Outubro de 2023

Plasmaférese

Plasmaférese é a remoção extracorpórea do plasma sanguíneo com troca por um fluido de reposição. Esse procedimento é realizado para tratamento de doenças neurológicas, hematológicas e renais. Este tópico aborda aspectos técnicos e revisa as principais indicações.

20 de Maio de 2024

Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado (MGUS)

A gamopatia monoclonal de significado indeterminado (MGUS) é uma condição pré-maligna com risco de evoluir para neoplasia hematológica, principalmente mieloma múltiplo. A maioria dos pacientes com MGUS não progredirá para quadros neoplásicos, dificultando a escolha de quem se beneficiaria de investigação adicional. Em abril de 2024, foi publicado no Annals of Internal Medicine uma calculadora de risco para auxiliar na indicação de investigação medular nesses pacientes. Este tópico revisa MGUS e traz os resultados do estudo.

20 de Junho de 2022

Tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença grave e progressiva. Na conferência da American Thoracic Society de 2022 foi apresentado um estudo com uma nova terapêutica para FPI. Vamos rever o tratamento e explorar essa nova evidência.