Citometria de Fluxo

A citometria de fluxo é um método de análise usada para medir características biológicas de células ou partículas individuais em populações heterogêneas.  A tecnologia permite uma análise rápida de células individuais, avaliando o tamanho celular, granularidade e expressão de moléculas superficiais e intracelulares .

A citometria de fluxo diferencia tipos de células usando anticorpos marcados com fluorescência que se ligam à superfície celular ou a marcadores intracelulares. Cada tipo de célula possui uma combinação única de marcadores, que podem ser reconhecidos pelos anticorpos. Quando as células são marcadas com esses anticorpos fluorescentes e passam pelo citômetro de fluxo, os lasers do instrumento excitam os fluorocromos, fazendo com que emitam luz em vários comprimentos de onda. A luz emitida é então detectada e medida, fornecendo um perfil de intensidade de fluorescência para cada célula. Ao analisar os padrões de intensidade de fluorescência, que correspondem à presença e quantidade dos antígenos alvo, a citometria de fluxo pode distinguir entre diferentes tipos de células dentro de uma população mista. 

A citometria de fluxo tem ampla aplicação clínica, incluindo imunofenotipagem, contagem de células e avaliação de funções celulares. Pode ser utilizada no diagnóstico de leucemias, síndrome mielodisplásicas e hemoglobinuria paroxistica noturna.


Referências:

  1. McKinnon KM. Flow Cytometry: An Overview. Curr Protoc Immunol. 2018.

Aproveite e leia

20 de Fevereiro de 2023

POCUS no Derrame Pleural

A ultrassonografia à beira do leito (POCUS) cada vez mais faz parte da avaliação na emergência. Todo dia a técnica é aprimorada e incorporada nos atendimentos. Um artigo do British Medical Journal (BMJ) publicado em janeiro de 2023 trouxe alguns pontos da abordagem do derrame pleural com POCUS. Aproveitamos para revisar esse tópico aqui no Guia.

14 de Novembro de 2022

Nova Medicação para Lúpus Eritematoso Sistêmico

Em setembro de 2022, o New England Journal of Medicine (NEJM) publicou um artigo sobre uma nova terapia para tratamento do lúpus eritematoso sistêmico (LES), o litifilimabe. Vamos ver o que essa nova evidência acrescentou e revisar o tratamento de LES.

30 de Janeiro de 2023

Atualização KDIGO 2022 de Manejo de Diabetes na Doença Renal Crônica

Em novembro de 2022, o Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) publicou uma diretriz sobre manejo de diabetes mellitus em pessoas com doença renal crônica. Dividimos os principais pontos práticos dessa atualização em três categorias: medicações de primeira linha, controle glicêmico e controle de proteinúria.