Classificação Clínica da Dengue (Ministério da Saúde)

Grupo A: caso suspeito de dengue, em paciente sem sinais de alarme, comorbidades, fora de grupo de risco ou condições especiais

Grupo B: caso suspeito de dengue, em pacientes sem sinais de alarme, com sangramento de pele induzido ou espontâneo

Grupo C: caso suspeito de dengue, com sinal de alarme*

Grupo D: caso suspeito de dengue, com sinais de choque**, sangramento grave ou disfunção orgânica grave


*Sinais de alarme na infecção por dengue: dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotímia; hepatomegalia >2 cm abaixo do rebordo costal; sangramento de mucosa; letargia e/ou irritabilidade; aumento progressivo do hematócrito.

**Sinais de choque: Taquicardia; Extremidades distais frias; Pulso fraco filiforme; Enchimento capilar lento (>2 segundos); Pressão arterial convergente (<20 mmHg); Taquipneia; Oligúria (<1,5 mL/kg/h); Hipotensão arterial (fase tardia do choque); Cianose (fase tardia do choque).


Aproveite e leia

18 de Março de 2024

Hipercolesterolemia Familiar

A hipercolesterolemia familiar é uma condição genética que causa elevação dos níveis de LDL e aumento importante do risco cardiovascular. Neste tópico do Guia, revisamos o diagnóstico e manejo da doença.

17 de Abril de 2023

Acido Bempedóico para Dislipidemia

Um dos trabalhos que chamou a atenção no congresso do American College of Cardiology (ACC) de 2023 foi o CLEAR OUTCOMES que avaliou o uso do ácico bempedoico em pacientes que não toleram estatina. Este tópico revisa o que fazer nessa situação e traz o que o artigo agrega.

2 de Outubro de 2023

Plasmaférese

Plasmaférese é a remoção extracorpórea do plasma sanguíneo com troca por um fluido de reposição. Esse procedimento é realizado para tratamento de doenças neurológicas, hematológicas e renais. Este tópico aborda aspectos técnicos e revisa as principais indicações.