Classificação de Child-Pugh

A classificação de Child-Pugh é um sistema de pontuação utilizado para avaliar a gravidade da doença hepática crônica, particularmente a cirrose. Ela incorpora cinco parâmetros: três laboratoriais (albumina sérica, bilirrubina e tempo de protrombina) e dois clínicos (presença ou ausência de ascite e encefalopatia) - veja aqui uma calculadora.

Fornece uma estimativa geral da função hepática classificando os pacientes em três classes: A (cirrose compensada), B e C (cirrose descompensada). Essa classificação é tradicionalmente usada para avaliar a reserva funcional hepática em pacientes com cirrose e para avaliar no pré-operatório a segurança da ressecção hepática.

Ela tem limitações em refletir a capacidade metabólica do fígado. Outras ferramentas e avaliações, como o Modelo para Doença Hepática em Estágio Final (MELD), podem ser usadas em conjunto para uma avaliação mais abrangente da função hepática.

Imagem Glossário - Classificação de Child-Pugh

APROVEITE E LEIA:

17 de Abril de 2023

Acido Bempedóico para Dislipidemia

Um dos trabalhos que chamou a atenção no congresso do American College of Cardiology (ACC) de 2023 foi o CLEAR OUTCOMES que avaliou o uso do ácico bempedoico em pacientes que não toleram estatina. Este tópico revisa o que fazer nessa situação e traz o que o artigo agrega.

4 de Setembro de 2023

Semaglutida para Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Preservada

O congresso da European Society of Cardiology (ESC) de 2023 trouxe mais um estudo com a semaglutida. Dessa vez, os pesquisadores avaliaram o efeito da droga em pacientes com insuficiência cardíaca de fração de ejeção preservada. Esse tópico traz os resultados do estudo.

2 de Outubro de 2023

Aspirina para Prevenção de Eventos Cardiovasculares

Será que tem evidência para aspirina na prevenção de eventos cardiovasculares? Esse tópico revisa as evidências para profilaxia primária e secundária e discute os riscos do seu uso.