A classificação de Child-Pugh é um sistema de pontuação utilizado para avaliar a gravidade da doença hepática crônica, particularmente a cirrose. Ela incorpora cinco parâmetros: três laboratoriais (albumina sérica, bilirrubina e tempo de protrombina) e dois clínicos (presença ou ausência de ascite e encefalopatia) - veja aqui uma calculadora.
Fornece uma estimativa geral da função hepática classificando os pacientes em três classes: A (cirrose compensada), B e C (cirrose descompensada). Essa classificação é tradicionalmente usada para avaliar a reserva funcional hepática em pacientes com cirrose e para avaliar no pré-operatório a segurança da ressecção hepática.
Ela tem limitações em refletir a capacidade metabólica do fígado. Outras ferramentas e avaliações, como o Modelo para Doença Hepática em Estágio Final (MELD), podem ser usadas em conjunto para uma avaliação mais abrangente da função hepática.
Aproveite e leia
12 de Dezembro de 2022Tratamento Farmacológico de Alzheimer
O estudo de fase III da nova droga para doença de Alzheimer, o lecanemabe, foi publicado no New England Journal of Medicine em novembro de 2022 e trouxe novas esperanças para o mundo das doenças cognitivas. Nesse tópico, vamos discutir as drogas já existentes e as novas que prometem alterar o curso da demência neurodegenerativa mais importante da medicina.
19 de Dezembro de 2022Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - GOLD 2023
Anualmente, o Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) lança diretrizes de tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A última revisão do ano de 2022 do Guia é sobre o GOLD 2023, revisando os conceitos importantes e trazendo as atualizações de DPOC.
4 de Novembro de 2024Procalcitonina: Uso Clínico
A procalcitonina é um biomarcador de infecções bacterianas. Seu papel no auxílio diagnóstico e seguimento de infecções bacterianas é muito estudado. Este tópico revisa as evidências e recomendações para o uso da procalcitonina.