Sistema de graduação endoscópica usado para estratificar o risco de ressangramento e orientar o manejo da úlcera péptica. Categoriza as úlceras com base na sua aparência endoscópica em três grupos principais, conforme a tabela abaixo.
A classificação ajuda a prever o risco de novo sangramento e mortalidade. Lesões Forrest I têm o maior risco de ressangramento, seguidas por Forrest II, com Forrest III apresentando o menor risco.
As condições osteomusculares da mão são comuns e incapacitantes. Aproveitando uma revisão recente do Journal of American Medical Association (JAMA) sobre o tema, vamos revisar o diagnóstico e tratamento das principais condições nesse cenário.
Há décadas, a infusão de contraste iodado tem sido associada a lesão renal aguda. Em janeiro de 2023, a Intensive Care Medicine publicou um estudo sobre nefropatia induzida por contraste em pacientes com lesão renal aguda pré-existente. Aproveitamos a publicação para revisar e atualizar o tema neste tópico.
O diagnóstico de infecção do trato urinário (ITU) pode ser feito sem o exame de urina se os sintomas forem clássicos. Contudo, se os sintomas forem atípicos ou naqueles com dificuldade em demonstrar seus sintomas, existe dúvida sobre o papel dos exames de urina. Nesse contexto, trouxemos um estudo publicado em setembro de 2022 no American Journal of Medicine sobre a correlação entre piúria e bacteriúria.