Coorte é um desenho de estudo observacional no qual um grupo de indivíduos (a coorte), que compartilha uma característica comum ou exposição, é acompanhado ao longo do tempo para observar desfechos, como a incidência de doenças. A característica principal de um estudo de coorte é que a exposição de interesse é identificada antes de o desfecho ter ocorrido, o que pode ajudar a estabelecer uma relação temporal entre a exposição e o desfecho.
Estudos de coorte podem ser prospectivos, onde a coorte é seguida adiante no tempo, ou retrospectivos, onde dados históricos são usados para seguir a coorte de uma exposição no passado até o desfecho presente.
A coorte difere do estudo de caso-controle, onde os indivíduos são selecionados com base na presença (casos) ou ausência (controles) de um desfecho, e os pesquisadores então olham retrospectivamente para determinar as exposições.
Estudos de coorte são úteis para estudar a incidência e a história natural de doenças, bem como os efeitos de exposições que não podem ser randomizadas eticamente. Estudos de coorte são frequentemente usados para responder perguntas sobre prognóstico e quando ensaios controlados randomizados não são viáveis ou éticos.
APROVEITE E LEIA:
11 de Fevereiro de 2024
Diretriz de Síndrome de Guillain Barré
A Síndrome de Guillain Barré (SGB) é a principal causa de paralisia flácida aguda no pronto socorro. Essa condição tem tratamento específico e há risco de falência respiratória e disautonomia grave. Em outubro de 2023, foi publicado no European Journal of Neurology a nova diretriz europeia de diagnóstico e manejo da Síndrome de Guillain-Barré. Esse tópico revisa o tema e aborda essa nova publicação.
5 de Fevereiro de 2024
Tromboembolismo Venoso em Pacientes com DPOC Exacerbada
Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresentam risco até duas vezes maior para eventos trombóticos. Os sintomas de tromboembolismo pulmonar podem ser difíceis de distinguir de um episódio de exacerbação de DPOC. Um estudo publicado no International Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease avaliou a prevalência de eventos tromboembólicos em pacientes admitidos com o diagnóstico de DPOC exacerbada. Este tópico revisa o tema e os achados do estudo.
4 de Março de 2024
Anfotericina B
Anfotericina B é um antifúngico amplamente utilizado. A medicação está associada a muitos efeitos adversos, principalmente nefrotoxicidade. Este tópico discute os usos da anfotericina B, os efeitos adversos e as estratégias para diminuí-los.