Coorte

Coorte é um desenho de estudo observacional no qual um grupo de indivíduos (a coorte), que compartilha uma característica comum ou exposição, é acompanhado ao longo do tempo para observar desfechos, como a incidência de doenças. A característica principal de um estudo de coorte é que a exposição de interesse é identificada antes de o desfecho ter ocorrido, o que pode ajudar a estabelecer uma relação temporal entre a exposição e o desfecho.

Estudos de coorte podem ser prospectivos, onde a coorte é seguida adiante no tempo, ou retrospectivos, onde dados históricos são usados para seguir a coorte de uma exposição no passado até o desfecho presente.

A coorte difere do estudo de caso-controle, onde os indivíduos são selecionados com base na presença (casos) ou ausência (controles) de um desfecho, e os pesquisadores então olham retrospectivamente para determinar as exposições.

Estudos de coorte são úteis para estudar a incidência e a história natural de doenças, bem como os efeitos de exposições que não podem ser randomizadas eticamente. Estudos de coorte são frequentemente usados para responder perguntas sobre prognóstico e quando ensaios controlados randomizados não são viáveis ou éticos. 


Aproveite e leia

9 de Janeiro de 2023

Diagnóstico de Pneumocistose

Em novembro de 2022 foi publicada no Journal of Fungi uma revisão sobre o diagnóstico de pneumonia por pneumocystis (PCP). Aproveitamos a publicação para revisar esse tema.

3 de Outubro de 2022

Dexmedetomidina para Sedação e Agitação

A dexmedetomidina, mais conhecida pelo nome comercial precedex®, é um sedativo cada vez mais encontrado nas unidades de terapia intensiva (UTI). Uma revisão recente publicada na revista Intensive Care Medicine avaliou se a dexmedetomidina é capaz de reduzir delirium na UTI quando comparado a outros sedativos. Vamos ver o que essa revisão acrescentou e rever o uso da dexmedetomidina.

5 de Setembro de 2022

Investigação e Tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna

A Associação Canadense de Urologia lançou em agosto de 2022 uma nova diretriz de hiperplasia prostática benigna (HPB) e sintomas associados, os chamados LUTS (Lower Urinary Tract Symptoms). Esse documento traz conceitos e recomendações semelhantes às diretrizes europeia, também de 2022, e dos Estados Unidos, de 2021.