Débito cardíaco (DC) é o volume de sangue bombeado pelo coração em um minuto, sendo expresso em L/min. É calculado pela multiplicação do volume sistólico e frequência cardíaca (DC = VS x FC). Valores entre 4 a 8 L/min são considerados normais em adultos, podendo variar com o gênero, peso e altura.
DC e VS podem ser estimados por meios não invasivos e invasivos:
Não invasivos - principalmente ecocardiografia transtorácica ou esofágica.
Invasivos:
Cateter de artéria pulmonar (Swan Ganz) por meio de termodiluição, sendo considerado o padrão-ouro.
Monitores com análise de pressão arterial invasiva (sistemas FloTrac e LiDCO ou monitor PiCCO).
Índice cardíaco (IC) é o DC normalizado pela susperfície corpórea (IC = DC/SC), sendo expresso em L/min/m². Essa normalização é feita pela superfície corpórea (em m²) e fornece uma medida mais acurada da função cardíaca em pacientes de variados pesos e alturas. Valores entre 2.2 a 4 L/min/m² são considerados normais, sem variações significativas entre gênero e idade.
Oxigenoterapia domiciliar pode reduzir a mortalidade de pacientes com hipoxemia grave. Há dúvidas sobre quantas horas diárias são necessárias para atingir esse benefício. O estudo REDOX comparou 15 horas por dia contra 24 horas por dia. Esse tópico traz os resultados do trabalho e discute aspectos práticos sobre o tema.
Pacientes com insuficiência cardíaca (IC) tem altas taxas de deficiência de ferro. Rastrear e tratar ferropenia em pacientes com IC pode levar a melhores desfechos. No congresso da American Heart Association (AHA) de novembro de 2022, foi publicado o estudo IRONMAN, que avaliou infusão de ferro intravenoso em pacientes com IC e ferropenia. Aproveitamos para revisar o tema neste tópico.
Uma nova diretriz de infecção do trato urinário do grupo WikiGuidelines foi publicada em novembro de 2024. A imprecisão no diagnóstico e a evolução da resistência bacteriana dificultam o manejo dessa condição. O documento contou com 54 especialistas de 12 países diferentes, incluindo médicos e farmacêuticos com especialização em medicina interna, infectologia, pediatria e microbiologia. Essa revisão aborda o tema com base na diretriz.