Dor Neuropática

Dor neuropática é causada por lesões ou disfunções no sistema nervoso somatossensorial central ou periférico. Muitas vezes a dor é descrita como queimação, choque ou formigamento. Alodínia e hiperalgesia são manifestações comuns, decorrentes da alteração do processamento central e/ou periférico da dor. Alodínia é definida como a percepção de dor secundária ao estímulo não doloroso (toque leve) e a hiperalgesia é a exacerbação de estímulos dolorosos. 

Existem muitas causas de dor neuropática. As mais frequentes são traumáticas (após amputação), neurológicas (neuropatia diabética, esclerose sistêmica), infecciosas (neuralgia pós herpética), tóxicas (alcoolismo e quimioterápicos). 

O tratamento geralmente inclui combinação de medicamentos. Agentes tópicos (lidocaína e capsaicina), e sistêmicos (gabapentinoides, opioides e tricíclicos) podem ser tentados. 


Referências:

  1. Costigan M, Scholz J, Woolf CJ. Neuropathic pain: a maladaptive response of the nervous system to damage. Annu Rev Neurosci. 2009.
  2. Finnerup NB, Kuner R, Jensen TS. Neuropathic Pain: From Mechanisms to Treatment. Physiol Rev. 2021.

Aproveite e leia

13 de Janeiro de 2025

Herpes Zoster: Diagnóstico, Tratamento e Prevenção

Herpes zoster é a reativação da infecção latente pelo vírus varicela-zoster, uma condição mais comum em idosos e imunossuprimidos. Uma publicação recente trouxe novos dados sobre internamentos por herpes zoster e motivou a discussão sobre a doença no Guia. Este tópico aborda o diagnóstico, tratamento e prevenção dessa condição.