Edema Vasogênico

O edema vasogênico é um tipo de edema cerebral que ocorre devido à ruptura da barreira hematoencefálica (BHE), levando ao extravasamento de proteínas e fluidos intravasculares para o espaço intersticial do cérebro. Essa interrupção pode ser causada por diversas condições patológicas, como traumatismo cranioencefálico, AVC, neuroinfecções e neoplasias.

A fisiopatologia do edema vasogênico envolve a falha das junções endoteliais estreitas da BHE, que normalmente impedem a passagem de substâncias da corrente sanguínea para o cérebro. Quando essas junções são comprometidas, proteínas e fluidos dos vasos sanguíneos vazam para o tecido cerebral, causando inchaço.

Na tomografia computadorizada, a imagem é de diminuição de atenuação com relação ao parênquima ao redor.


Referências:

  1. Ho ML, Rojas R, Eisenberg RL. Cerebral edema. AJR Am J Roentgenol. 2012.

Aproveite e leia

21 de Outubro de 2024

Diagnóstico e Erro Diagnóstico em Pneumonia Adquirida na Comunidade

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine em março de 2024 evidenciou uma alta taxa de diagnósticos inapropriados de pneumonia adquirida na comunidade em pacientes hospitalizados. Em agosto do mesmo ano, um artigo no Annals of Internal Medicine mostrou que mais da metade dos pacientes internados e tratados para pneumonia tem discordâncias entre o diagnóstico de admissão e o da alta. Este tópico aborda o diagnóstico e os erros diagnósticos de pneumonia adquirida na comunidade.

1 de Agosto de 2022

Doenças Comuns da Mão

As condições osteomusculares da mão são comuns e incapacitantes. Aproveitando uma revisão recente do Journal of American Medical Association (JAMA) sobre o tema, vamos revisar o diagnóstico e tratamento das principais condições nesse cenário.

18 de Julho de 2022

Câncer de Reto e Inibidores de Checkpoint

As medicações antineoplásicas conhecidas como inibidores de checkpoint concederam o prêmio Nobel ao seus descobridores em 2018. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) em junho de 2022 encontrou resultados animadores desses fármacos no manejo do câncer de reto. Aproveitando a publicação, vamos rever o tema.