Emulsão Lípidica

Emulsão lipídica intravenosa (ELI) é utilizada no contexto de intoxicações, principalmente para o tratamento de overdoses de medicamentos lipofílicos. Essa intervenção está bem respaldada na reversão da toxicidade de anestésicos locais, como a bupivacaína. A evidência de benefício de ELI em outros medicamentos lipofílicos, incluindo certos antidepressivos, antipsicóticos e medicamentos cardiovasculares é controversa.

Um mecanismo amplamente aceito da ELI é o efeito da "pia lipídica", onde a ELI sequestra drogas lipofílicas do plasma. Isso reduz a concentração livre do tóxico, mitigando os efeitos em órgãos-alvo como o coração e o cérebro. A ELI também tem efeitos cardiotônicos diretos, que podem ajudar a estabilizar a hemodinâmica em casos de colapso cardiovascular.

Um possível protocolo para administração de ELI em casos de toxicidade sistêmica de anestésicos locais envolve um bolus inicial seguido por uma infusão contínua. O uso deve ser orientado pelo julgamento clínico e em consulta com especialistas em toxicologia, dada a variabilidade na resposta e o potencial para efeitos adversos, como hipertrigliceridemia e pancreatite.


Referências:

  1. Hoegberg LCG, Gosselin S. Lipid resuscitation in acute poisoning: after a decade of publications, what have we really learned?. Curr Opin Anaesthesiol. 2017.
  2. Damitz R, Chauhan A. Parenteral emulsions and liposomes to treat drug overdose. Adv Drug Deliv Rev. 2015.

Aproveite e leia

24 de Julho de 2023

Insulina de Ação Semanal

A insulina icodeca tem duração de uma semana e é a primeira insulina considerada ultra longa. Este tópico traz os quatro ensaios clínicos sobre a icodeca publicados em junho de 2023 e revisa as insulinas basais e suas indicações no diabetes tipo 2.

5 de Agosto de 2024

Eletrocardiograma nos Distúrbios Eletrolíticos

Os principais distúrbios eletrolíticos que afetam o eletrocardiograma (ECG) são os distúrbios do potássio, cálcio e magnésio. Essas alterações vão desde achados clinicamente insignificantes até arritmias ameaçadoras à vida. O ECG fornece informações imediatas e respalda condutas de emergência, sem necessidade de aguardar os resultados laboratoriais. O tópico Eletrocardiograma nos Distúrbios Eletrolíticos revisa os principais achados eletrocardiográficos nestas condições.

28 de Fevereiro de 2024

Caso Clínico #17

Uma mulher de 38 anos com episódios recorrentes de hipoglicemia sintomática.