Encefalite Límbica

A encefalite límbica é uma síndrome clínica caracterizada pelo desenvolvimento subagudo de sinais e sintomas límbicos, como déficits de memória, convulsões e alterações psiquiátricas, com evidência de dano mediotemporal. A causa geralmente é autoimune ou paraneoplásica.

O diagnóstico é apoiado por uma combinação de apresentação clínica, achados de neuroimagem e presença de autoanticorpos específicos. A ressonância magnética geralmente mostra alterações envolvendo os lobos temporais. A análise do líquido cefalorraquidiano pode revelar alterações inflamatórias, e autoanticorpos específicos podem ser detectados no soro e/ou líquor.

Em alguns casos, a encefalite límbica pode estar associada a doenças malignas, como câncer de pulmão de pequenas células ou câncer testicular, e o tratamento do tumor subjacente pode melhorar os resultados neurológicos.


Referências:

  1. Bien CG. Limbic encephalitis. Handb Clin Neurol. 2022.
  2. Graus F, Titulaer MJ, Balu R, Benseler S, Bien CG, Cellucci T, Cortese I, Dale RC, Gelfand JM, Geschwind M, Glaser CA, Honnorat J, Höftberger R, Iizuka T, Irani SR, Lancaster E, Leypoldt F, Prüss H, Rae-Grant A, Reindl M, Rosenfeld MR, Rostásy K, Saiz A, Venkatesan A, Vincent A, Wandinger KP, Waters P, Dalmau J. A clinical approach to diagnosis of autoimmune encephalitis. Lancet Neurol. 2016.

Aproveite e leia

1 de Maio de 2023

Anticoagulação na Síndrome Antifosfolípide

A síndrome antifosfolípide (SAF) é uma doença autoimune caracterizada por eventos trombóticos recorrentes e uma das bases do manejo é a anticoagulação. Em 2022 foi publicada uma metanálise no Journal of the American College of Cardiology sobre o uso de anticoagulantes diretos na SAF. Nesse tópico revisamos o tema e trazemos o que esse estudo acrescentou.

13 de Abril de 2022

AVC Isquêmico Maligno

AVCi maligno é uma doença grave com até 78% de mortalidade. O tratamento é semelhante aos outros tipos de AVCi, com poucas condutas específicas que mudem seu desfecho. Em 07 de abril foi publicado um artigo original no New England Journal of Medicine sobre terapia endovascular em AVCi maligno. Vamos aproveitar para revisar esse tópico e avaliar o que essa nova evidência acrescenta na prática.

11 de Novembro de 2024

Resmetirom para Esteato-Hepatite Associada a Disfunção Metabólica (MASH)

O tratamento da doença hepática esteatótica associada a disfunção metabólica (MASLD) foi recentemente modificado pelo estudo MAESTRO-NASH. Este trabalho mostrou a eficácia do resmetirom e foi publicado no New England Journal of Medicine em fevereiro de 2024. Em outubro do mesmo ano, a American Association for the Study of Liver Diseases (AASLD) publicou uma atualização incorporando essa nova terapia. Este tópico traz os resultados e desdobramentos do estudo.