Escore ABC para Sangramento Gastrointestinal

O escore ABC para sangramento gastrointestinal é baseado em um acrônimo em inglês (A de age, idade; B de blood, exames de sangue; C de comorbidities, comorbidades). A ferramenta ajuda a prever a mortalidade em 30 dias para pacientes com hemorragia digestiva alta ou baixa. As características utilizadas estão na tabela abaixo. 

O escore classifica como baixo risco uma pontuação ≤ 3, risco médio de 4 a 7 e alto risco um escore ≥ 8. 

A taxa de mortalidade em 30 dias é de 1,0% (risco baixo), 7,0% (risco médio) e 25,0% (risco alto), respectivamente, para pacientes com sangramento alto. Para pacientes com sangramento gastrointestinal baixo, a taxa é de 0,6% (risco baixo), 6,3% (risco médio) e 18,0% (risco alto).

Imagem Glossário - Escore ABC para Sangramento Gastrointestinal

Referências:

  1. Laursen SB, Oakland K, Laine L, Bieber V, Marmo R, Redondo-Cerezo E, Dalton HR, Ngu J, Schultz M, Soncini M, Gralnek I, Jairath V, Murray IA, Stanley AJ. ABC score: a new risk score that accurately predicts mortality in acute upper and lower gastrointestinal bleeding: an international multicentre study. Gut. 2021.

Aproveite e leia

17 de Julho de 2023

Diretriz de Insuficiência Hepática Aguda e Crônica Agudizada

A Society of Critical Care Medicine (Sociedade de Medicina Intensiva, em tradução livre) publicou uma nova diretriz de cuidados do paciente com insuficiência hepática crônica descompensada e insuficiência hepática aguda. Este tópico revisa as principais recomendações da diretriz.

11 de Julho de 2022

Manejo de Hiperparatiroidismo Primário

O tratamento definitivo de hiperparatireoidismo primário (HPP) é cirúrgico. Há dúvidas sobre a indicação de cirurgia no HPP leve assintomático. O seguimento de longo prazo de um ensaio clínico importante sobre o tema acaba de ser publicado. Aproveitando a publicação, revisamos os principais pontos do manejo dessa condição.

4 de Dezembro de 2023

Semaglutida para Prevenção Cardiovascular Secundária

A semaglutida reduz eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes. Será que essa droga é capaz de reduzir esses desfechos em pacientes de alto risco sem diabetes, porém com obesidade ou sobrepeso? Essa foi a pergunta que o estudo SELECT, publicado no New England Journal of Medicine em novembro, tentou responder. Esse tópico revisa o que existe para prevenção secundária e traz os resultados do estudo.