Escore de Atividade de Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (NASH)

Esquema de avaliação histológica que inclui três alterações histológicas da doença hepática esteatótica associada a disfunção metabólica (MASLD). Fibrose não está incluída no NAS. O escore pode avaliar a atividade da doença antes e após a terapia. A função original do ΝAЅ era avaliar biópsias de fígado de pacientes que estavam sendo avaliados em ensaios clínicos. O escore utiliza o nome antigo de MASLD, antes chamado de NASLD. Em geral, um corte de maior que  5 é utilizado para inclusão em estudos.

O balonamento hepatocitário é caracterizado pelo inchaço das células do fígado devido a alterações do citoesqueleto e respostas ao estresse celular.

Imagem Glossário - Escore de Atividade de Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (NASH)

Referências:

  1. Kleiner DE, Brunt EM, Van Natta M, Behling C, Contos MJ, Cummings OW, Ferrell LD, Liu YC, Torbenson MS, Unalp-Arida A, Yeh M, McCullough AJ, Sanyal AJ, Nonalcoholic Steatohepatitis Clinical Research Network. Design and validation of a histological scoring system for nonalcoholic fatty liver disease. Hepatology. 2005.

Aproveite e leia

10 de Abril de 2023

Novos Tratamentos de Tuberculose

O tratamento de tuberculose envolve a combinação de antibióticos por um período prolongado, geralmente seis meses ou mais. Em março de 2023, o estudo TRUNCATE-TB foi publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) avaliando estratégias de tratamento mais curtas, de 8 semanas. Aproveitamos a publicação para revisar as novas estratégias de tratamento de tuberculose.

7 de Agosto de 2023

Controle Farmacológico de Frequência Cardíaca na Fibrilação Atrial

O controle da frequência cardíaca na fibrilação atrial é parte essencial do manejo. O controle de frequência reduz a incidência de taquicardiomiopatia e diminui sintomas. Esse tópico do "como fazer" revisa o controle farmacológico de frequência cardíaca na fibrilação atrial.

9 de Junho de 2024

Rastreio de Câncer de Mama: Novo Posicionamento da USPSTF

No final de abril de 2024, a United States Preventive Services Task Force (USPSTF), órgão responsável pelas recomendações de rastreio nos Estados Unidos, atualizou seu posicionamento sobre o rastreio do câncer de mama. Este tópico revisa o tema e traz a nova recomendação.