Escore de Atividade de Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (NASH)

Esquema de avaliação histológica que inclui três alterações histológicas da doença hepática esteatótica associada a disfunção metabólica (MASLD). Fibrose não está incluída no NAS. O escore pode avaliar a atividade da doença antes e após a terapia. A função original do ΝAЅ era avaliar biópsias de fígado de pacientes que estavam sendo avaliados em ensaios clínicos. O escore utiliza o nome antigo de MASLD, antes chamado de NASLD. Em geral, um corte de maior que  5 é utilizado para inclusão em estudos.

O balonamento hepatocitário é caracterizado pelo inchaço das células do fígado devido a alterações do citoesqueleto e respostas ao estresse celular.

Imagem Glossário - Escore de Atividade de Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (NASH)

Referências:

  1. Kleiner DE, Brunt EM, Van Natta M, Behling C, Contos MJ, Cummings OW, Ferrell LD, Liu YC, Torbenson MS, Unalp-Arida A, Yeh M, McCullough AJ, Sanyal AJ, Nonalcoholic Steatohepatitis Clinical Research Network. Design and validation of a histological scoring system for nonalcoholic fatty liver disease. Hepatology. 2005.

APROVEITE E LEIA:

16 de Outubro de 2023

Reposição de Potássio

A hipocalemia é uma alteração eletrolítica frequente e que pode causar repercussões graves. A reposição de potássio exige cuidados para ser segura e efetiva. Este tópico revisa o tema.

23 de Janeiro de 2023

Síndrome de Wellens

A análise do eletrocardiograma (ECG) na dor torácica tem como divisor de águas a presença de supradesnivelamento do segmento ST (supra de ST). Alguns argumentam que o foco excessivo no supra de ST pode desviar a atenção de outros padrões relevantes no ECG. Aproveitando publicações recentes, vamos revisar o padrão de Wellens, um ECG que sempre deve ser lembrado.

29 de Abril de 2024

Cuidados Paliativos em Urgência e Emergência

Os cuidados paliativos visam melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças incuráveis nas diversas etapas do adoecimento. Pacientes com doenças incuráveis recorrem frequentemente ao pronto-socorro para alívio de sintomas agudos ou em situações avançadas da doença. Esta revisão aborda as principais aplicações dos cuidados paliativos no cenário de urgência e emergência.