Escore de Atividade de Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (NASH)

Esquema de avaliação histológica que inclui três alterações histológicas da doença hepática esteatótica associada a disfunção metabólica (MASLD). Fibrose não está incluída no NAS. O escore pode avaliar a atividade da doença antes e após a terapia. A função original do ΝAЅ era avaliar biópsias de fígado de pacientes que estavam sendo avaliados em ensaios clínicos. O escore utiliza o nome antigo de MASLD, antes chamado de NASLD. Em geral, um corte de maior que  5 é utilizado para inclusão em estudos.

O balonamento hepatocitário é caracterizado pelo inchaço das células do fígado devido a alterações do citoesqueleto e respostas ao estresse celular.

Imagem Glossário - Escore de Atividade de Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (NASH)

Referências:

  1. Kleiner DE, Brunt EM, Van Natta M, Behling C, Contos MJ, Cummings OW, Ferrell LD, Liu YC, Torbenson MS, Unalp-Arida A, Yeh M, McCullough AJ, Sanyal AJ, Nonalcoholic Steatohepatitis Clinical Research Network. Design and validation of a histological scoring system for nonalcoholic fatty liver disease. Hepatology. 2005.

Aproveite e leia

21 de Agosto de 2023

Reposição de Testosterona e Risco Cardiovascular

O uso de testosterona tem controvérsias, entre elas a relação a complicações cardiovasculares. Em julho de 2023 o New England Journal of Medicine publicou os resultados do estudo TRAVERSE, que avaliou a segurança do uso de testosterona em homens com mais de 45 anos com hipogonadismo. Este tópico revisa o tema e traz os resultados da publicação.

6 de Março de 2023

Nova Diretriz de Hemorragia Digestiva Baixa

O Colégio Americano de Gastroenterologia (ACG) publicou em 2023 uma nova diretriz sobre hemorragia digestiva baixa. Esse tópico resume as principais recomendações desse documento, que atualiza a última diretriz de 2016.

12 de Setembro de 2022

Profilaxia de Tromboembolismo após Artroplastia Eletiva

A partir da década de 1960, as artroplastias começaram a ser feitas de maneira mais efetiva e duradoura. Com isso, percebeu-se um grande risco de tromboembolismo venoso (TEV) associado a artroplastias de quadril e joelho. O recente estudo CRISTAL, publicado no Journal of the American Medical Association, jogou luz nessa questão. Aproveitando a publicação, vamos revisar o tema.