Estudo Guiado por Eventos

Nos ensaios clínicos tradicionais, os pacientes são mantidos sob observação durante um período fixo no tempo. Em um ensaio clínico guiado por eventos, os participantes são observados até que ocorra um número de eventos pré-especificado. Estes eventos podem ser um desfecho específico (ocorrência de um evento cardiovascular maior) ou um número de eventos entre a população do estudo. Por exemplo, em estudos de epilepsia, um evento pode ser definido como o momento em que a contagem de convulsões pós-randomização corresponde à contagem mensal de convulsões pré-randomização.

Durante o desenrolar do estudo ocorrem contagens de eventos, permitindo que o estudo seja interrompido quando o número mínimo de eventos necessário for alcançado. Isso permite ajustar o tempo do estudo conforme a incidência de eventos.

Um dos objetivos dos ensaios guiados por eventos é reduzir o risco de exposição dos participantes a tratamentos ineficazes. Reanálises dos estudos clínicos sugerem que um desenho guiado por eventos pode demonstrar a eficácia dos tratamentos em um tempo menor.


Referências:

  1. Kerr WT, Auvin S, Van der Geyten S, Kenney C, Novak G, Fountain NB, Grzeskowiak C, French JA. Time-to-event clinical trial designs: Existing evidence and remaining concerns. Epilepsia. 2023.

Aproveite e leia

22 de Janeiro de 2024

Características e Manejo de Pneumonia no Paciente Imunossuprimido

Pneumonia é a principal causa de morte causada por infecções e pacientes imunossuprimidos apresentam piores desfechos e maior mortalidade. Apesar disso, dados epidemiológicos e prognósticos em imunossuprimidos são escassos na literatura. Em janeiro de 2024, foi publicada uma coorte prospectiva na Open Forum Infectious Disease sobre pneumonia nessa população.

8 de Janeiro de 2024

Artroplastia para Osteoartrite de Joelho e Quadril

A artroplastia é uma das opções terapêuticas para osteoartrite (OA) de joelho ou quadril. A indicação e o momento ideal para a cirurgia ainda não são claramente estabelecidos na literatura. Este tópico revisa a diretriz de novembro de 2023 do American College of Rheumatology e da American Association of Hip and Knee Surgeons sobre o melhor momento para a realização destas cirurgias.

2 de Janeiro de 2023

Desmame de Ventilação Mecânica e Testes de Respiração Espontânea

A identificação precoce do paciente capaz de respirar espontaneamente pode reduzir o tempo de ventilação mecânica. Recomenda-se o uso de testes de respiração espontânea para tentar identificar o paciente apto à extubação. Em novembro de 2022, foi publicado um artigo no New England Journal of Medicine (NEJM) comparando as duas estratégias, e aproveitamos para revisar sobre o assunto.