Exposição da pele à radiação ultravioleta proveniente do sol, necessária para a síntese cutânea de vitamina D. A radiação ultravioleta B (UVB, 290–315 nm) é o espectro mais importante para essa produção, sendo absorvida pela pele e convertida em pré-vitamina D3, sendo posteriormente metabolizada no fígado e rins em sua forma ativa. Deve-se balancear a necessidade de exposição para síntese de vitamina D com a proteção contra radiação UVA/UVB excessiva, que aumenta o risco de câncer de pele.
Fatores que influenciam a eficácia da exposição solar:
- Horário: a produção de vitamina D é mais eficiente entre 10:00 e 15:00, quando os raios UVB atingem a superfície terrestre em maior intensidade.
- Área exposta: a pele das áreas descobertas, como braços, pernas e rosto, deve ser diretamente exposta.
- Duração: 5 a 30 minutos de exposição solar em dias claros, 2 a 3 vezes por semana, é suficiente para a maioria das pessoas com fototipo claro, dependendo da localização geográfica e época do ano.
- Fototipo: peles mais escuras, devido à maior concentração de melanina, demandam mais tempo de exposição para síntese de vitamina D equivalente a pessoas de peles mais claras.
- Barreiras: uso de protetores solares, roupas e exposição atrás de vidros diminuem a eficácia da síntese de vitamina D.
Referências:
- Misra M, Pacaud D, Petryk A, Collett-Solberg PF, Kappy M, Drug and Therapeutics Committee of the Lawson Wilkins Pediatric Endocrine Society. Vitamin D deficiency in children and its management: review of current knowledge and recommendations. Pediatrics. 2008.
- Holick MF. Photosynthesis of vitamin D in the skin: effect of environmental and life-style variables. Fed Proc. 1987.