Fibrose Sistemica Nefrogenica

Fibrose sistêmica nefrogênica é uma doença rara e fibrosante que ocorre em pacientes com insuficiência renal, particularmente nos estágios mais avançados. É altamente associada à exposição a contrastes com gadolínio.

Clinicamente é caracterizada por espessamento e endurecimento da pele, podendo apresentar hiperpigmentação e textura similar à madeira. Primariamente afeta as extremidades, podendo também acometer o tronco. Pacientes também podem ter contraturas ligamentares e envolvendo órgãos, como o coração e pulmão. 

A fisiopatologia ainda não é muito bem entendida, mas acredita-se que o gadolínio age como um gatilho de fibrócitos circulantes e outros elementos celulares da pele causando a fibrose. 

O manejo é focado na prevenção da exposição de pacientes com doença renal avançada aos contrastes com gadolínio, pois não há terapia efetiva até o momento. 

Devido a implementação de diretrizes restringindo o uso de contrastes a base de gadolínio em pacientes com disfunção renal, a incidência da fibrose sistêmica nefrogênica reduziu significativamente.


Referências:

  1. Bernstein EJ, Schmidt-Lauber C, Kay J. Nephrogenic systemic fibrosis: a systemic fibrosing disease resulting from gadolinium exposure. Best Pract Res Clin Rheumatol. 2012.
  2. Kay J. Nephrogenic systemic fibrosis: a gadolinium-associated fibrosing disorder in patients with renal dysfunction. Ann Rheum Dis. 2008.

Aproveite e leia

2 de Dezembro de 2024

Ceftriaxona para Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica

Pneumonia associada à ventilação mecânica ocorre com frequência em pacientes com doenças neurológicas agudas, como trauma cranioencefálico, AVC e hemorragia subaracnoidea. O estudo PROPHY-VAP avaliou a profilaxia dessa condição com dose única de ceftriaxona após a intubação orotraqueal, publicado no Lancet em maio de 2024. Este tópico explora os achados do estudo e as repercussões para a prática.

22 de Maio de 2023

Hidroclorotiazida na Prevenção de Cálculos Renais

Cálculos renais têm uma prevalência de 7 a 20%, sendo mais frequentes em homens. O cálcio é o componente principal dos cálculos e a hipercalciúria é a alteração metabólica mais comum nos pacientes com nefrolitíase. Diuréticos tiazídicos reduzem a excreção urinária de cálcio e podem ajudar a reduzir a incidência de cálculos renais. Em março de 2023, o New England Journal of Medicine publicou o estudo NOSTONE que avalia o uso da hidroclorotiazida na prevenção da nefrolitíase. Este tópico revisa a prevenção de nefrolitíase e traz os resultados do estudo.

15 de Julho de 2024

Herpes Simples

A infecção pelo herpes simples é comum e pode recorrer. Este tópico revisa a apresentação clínica, diagnóstico e tratamento das infecções pelos vírus do herpes simples HSV1 e HSV2.