Fibrose Sistemica Nefrogenica

Fibrose sistêmica nefrogênica é uma doença rara e fibrosante que ocorre em pacientes com insuficiência renal, particularmente nos estágios mais avançados. É altamente associada à exposição a contrastes com gadolínio.

Clinicamente é caracterizada por espessamento e endurecimento da pele, podendo apresentar hiperpigmentação e textura similar à madeira. Primariamente afeta as extremidades, podendo também acometer o tronco. Pacientes também podem ter contraturas ligamentares e envolvendo órgãos, como o coração e pulmão. 

A fisiopatologia ainda não é muito bem entendida, mas acredita-se que o gadolínio age como um gatilho de fibrócitos circulantes e outros elementos celulares da pele causando a fibrose. 

O manejo é focado na prevenção da exposição de pacientes com doença renal avançada aos contrastes com gadolínio, pois não há terapia efetiva até o momento. 

Devido a implementação de diretrizes restringindo o uso de contrastes a base de gadolínio em pacientes com disfunção renal, a incidência da fibrose sistêmica nefrogênica reduziu significativamente.


Referências:

  1. Bernstein EJ, Schmidt-Lauber C, Kay J. Nephrogenic systemic fibrosis: a systemic fibrosing disease resulting from gadolinium exposure. Best Pract Res Clin Rheumatol. 2012.
  2. Kay J. Nephrogenic systemic fibrosis: a gadolinium-associated fibrosing disorder in patients with renal dysfunction. Ann Rheum Dis. 2008.

Aproveite e leia

4 de Setembro de 2023

Anticoagulação nos Episódios de Alta Frequência Atrial, ECMO no Choque Cardiogênico e Ferro na IC

O congresso da European Society of Cardiology (ESC) de 2023 trouxe muitas novidades. Este tópico traz três artigos de relevância: NOAH-AFNET 6 (anticoagulação na fibrilação atrial subclínica), ESCL-SHOCK (uso da ECMO no choque cardiogênico após infarto) e HEART-FID (ferro intravenoso na insuficiência cardíaca).

4 de Março de 2024

Manejo Não Hormonal de Sintomas Vasomotores do Climatério e Fezolinetanto

Os sintomas vasomotores são comuns no climatério e impactam a qualidade de vida das mulheres. A terapia com reposição hormonal é a mais eficaz para o tratamento, mas os riscos e contraindicações podem limitar o uso. O fezolinetanto é um novo medicamento não hormonal que foi aprovado em 2023 para uso nos Estados Unidos, após a publicação de dois estudos de fase 3. Este tópico aborda o tratamento não hormonal desse quadro e traz os resultados dos estudos da nova droga.

8 de Abril de 2024

Dengue: Dúvidas Comuns no Manejo

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 19 de março de 2024, foram notificados mais de 1.937.000 casos de dengue no Brasil. Com o aumento do número de casos nas cidades, surgem dúvidas sobre o manejo de pacientes em situações especiais. Este tópico tem como objetivo responder dúvidas frequentes na condução de dengue.