Fibrose Sistemica Nefrogenica

Fibrose sistêmica nefrogênica é uma doença rara e fibrosante que ocorre em pacientes com insuficiência renal, particularmente nos estágios mais avançados. É altamente associada à exposição a contrastes com gadolínio.

Clinicamente é caracterizada por espessamento e endurecimento da pele, podendo apresentar hiperpigmentação e textura similar à madeira. Primariamente afeta as extremidades, podendo também acometer o tronco. Pacientes também podem ter contraturas ligamentares e envolvendo órgãos, como o coração e pulmão. 

A fisiopatologia ainda não é muito bem entendida, mas acredita-se que o gadolínio age como um gatilho de fibrócitos circulantes e outros elementos celulares da pele causando a fibrose. 

O manejo é focado na prevenção da exposição de pacientes com doença renal avançada aos contrastes com gadolínio, pois não há terapia efetiva até o momento. 

Devido a implementação de diretrizes restringindo o uso de contrastes a base de gadolínio em pacientes com disfunção renal, a incidência da fibrose sistêmica nefrogênica reduziu significativamente.


Referências:

  1. Bernstein EJ, Schmidt-Lauber C, Kay J. Nephrogenic systemic fibrosis: a systemic fibrosing disease resulting from gadolinium exposure. Best Pract Res Clin Rheumatol. 2012.
  2. Kay J. Nephrogenic systemic fibrosis: a gadolinium-associated fibrosing disorder in patients with renal dysfunction. Ann Rheum Dis. 2008.

Aproveite e leia

7 de Outubro de 2024

Profilaxia Farmacológica de Enxaqueca

A enxaqueca é a cefaleia mais frequente nos atendimentos de emergência e uma das causas mais comuns de incapacidade no mundo (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30353868/). Um novo alvo para profilaxia da enxaqueca foi avaliado em um estudo no New England Journal of Medicine em setembro de 2024. Esse tópico revisa as opções terapêuticas e perspectivas futuras sobre o tema.

19 de Dezembro de 2022

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - GOLD 2023

Anualmente, o Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) lança diretrizes de tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A última revisão do ano de 2022 do Guia é sobre o GOLD 2023, revisando os conceitos importantes e trazendo as atualizações de DPOC.

8 de Julho de 2024

Tenecteplase no AVC Isquêmico

A trombólise intravenosa é a terapia de reperfusão mais utilizada e disponível para o tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico agudo. O uso vem sendo consolidado há aproximadamente 30 anos em estudos com o trombolítico alteplase. A tenecteplase é um trombolítico com a vantagem de ser administrado em bolus e tem sido estudado nesse contexto. Esse tópico revisa a trombólise intravenosa no AVC e traz as evidências de tenecteplase.