Geladura, também conhecida como pérnio, são lesões inflamatórias localizadas que ocorrem como resultado da exposição a condições frias e úmidas. Caracterizam-se por pápulas ou nódulos vermelhos e roxos, tipicamente encontrados em superfícies acrais como os dedos das mãos, dos pés, orelhas e nariz. A patofisiologia envolve vasoespasmo e uma resposta vascular anormal ao frio, levando a hipoxemia e inflamação das paredes dos vasos. Edema dérmico e infiltrado inflamatório, frequentemente centrado em torno das glândulas écrinas, são achados histológicos comuns. Pernioses podem ser idiopáticas ou secundárias a condições subjacentes, como doenças do tecido conjuntivo ou distúrbios hematológicos. O diagnóstico é essencialmente clínico, mas a biópsia de pele pode ser útil em casos incertos.
Referências:
- Prakash S, Weisman MH. Idiopathic chilblains. Am J Med. 2009.
Aproveite e leia
1 de Julho de 2024Rastreio de Transtornos Psiquiátricos
Transtornos mentais são prevalentes e negligenciados. O estudo GET.FEEDBACK.GP foi publicado em abril de 2024 no Lancet Psychiatry e aborda o rastreio de depressão. Este tópico discute o tema e traz os resultados do estudo.
5 de Dezembro de 2022Ácido Tranexâmico no Peri-Operatório
O estudo POISE-3, publicado em maio de 2022 no New England Journal of Medicine, trouxe novidades sobre o uso do ácido tranexâmico no perioperatório de cirurgias. O Guia TdC de hoje revisa as aplicações dessa droga e traz uma análise dessa publicação recente.
18 de Setembro de 2023Manejo de Sangramento Maior em Pacientes em Uso de Anticoagulante Oral
Sangramento é o principal evento adverso dos anticoagulantes e deve ser rapidamente identificado e manejado. Em julho de 2023, foi lançado um consenso no European Journal of Emergency Medicine sobre o tratamento de sangramento maior em pacientes em uso de anticoagulantes orais. Este tópico revisa a definição de sangramento maior e as estratégias para reverter a anticoagulação.