Geladura, também conhecida como pérnio, são lesões inflamatórias localizadas que ocorrem como resultado da exposição a condições frias e úmidas. Caracterizam-se por pápulas ou nódulos vermelhos e roxos, tipicamente encontrados em superfícies acrais como os dedos das mãos, dos pés, orelhas e nariz. A patofisiologia envolve vasoespasmo e uma resposta vascular anormal ao frio, levando a hipoxemia e inflamação das paredes dos vasos. Edema dérmico e infiltrado inflamatório, frequentemente centrado em torno das glândulas écrinas, são achados histológicos comuns. Pernioses podem ser idiopáticas ou secundárias a condições subjacentes, como doenças do tecido conjuntivo ou distúrbios hematológicos. O diagnóstico é essencialmente clínico, mas a biópsia de pele pode ser útil em casos incertos.
Referências:
- Prakash S, Weisman MH. Idiopathic chilblains. Am J Med. 2009.
Aproveite e leia
31 de Outubro de 2022Controle Farmacológico de Sintomas
O tema da revisão do mês é controle farmacológico dos principais sintomas do dia a dia: dor, dispneia, náuseas e vômitos. Trazemos para você um manual de prescrição de medicamentos para esses problemas!
2 de Outubro de 2023Aspirina para Prevenção de Eventos Cardiovasculares
Será que tem evidência para aspirina na prevenção de eventos cardiovasculares? Esse tópico revisa as evidências para profilaxia primária e secundária e discute os riscos do seu uso.
12 de Junho de 2023Uso de Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF) na Insuficiência Respiratória Aguda
A pandemia de COVID-19 causou um aumento no uso do cateter nasal de alto fluxo (CNAF) na insuficiência respiratória aguda. Apesar disso, a disponibilidade desse recurso ainda é reduzida. Em 2023, duas revisões sobre uso do CNAF foram publicadas na Intensive Care Medicine e aproveitamos para revisar o tema neste tópico.