Os fungos podem ser divididos pela sua morfologia em leveduras, fugos filamentosos e fungos dimórficos.
As leveduras são unicelulares, tendo como principais a Candida e o Cryptococcus.
Os fungos filamentosos são multicelulares e produzem ramificações chamadas de hifa. Exemplos: Aspergillus, Fusarium e os Mucorales (mucormicose)
Já os fungos dimórficos podem se apresentar como leveduras ou fungos filamentosos a depender das condições de ambiente. Exemplos: Histoplasma, Paracoccidiodes, Sporothrix
Aproveite e leia
10 de Outubro de 2022Reposição de Vitamina D
Em julho de 2022, um grande ensaio clínico randomizado sobre vitamina D e desfechos ósseos foi publicado no New England Journal of Medicine. Vamos discutir sobre esse assunto que é alvo de uma das maiores polêmicas endocrinológicas da atualidade!
29 de Maio de 2022Vacina Pneumocócica no Adulto
Atualmente, o esquema de vacinação pneumocócica no Brasil é baseado em duas vacinas: VPC13 e VPP23. Em outubro de 2021, o Comitê de Práticas Imunizantes dos Estados Unidos recomendou o uso das novas vacinas PCV15 ou PCV20, considerando uma maior efetividade com relação ao esquema anterior. Assim, trazemos uma revisão do esquema vacinal brasileiro e os principais pontos desta nova recomendação.
11 de Dezembro de 2023Tratamento de Hiponatremia e Mielinólise Pontina
Hiponatremia grave sintomática pode ocasionar complicações ameaçadoras à vida através de edema cerebral. Elevações acima de 12 mEq/L em 24 horas foram classicamente associadas com o surgimento da síndrome de desmielinização osmótica e mielinólise pontina. Em setembro de 2023, um estudo retrospectivo lançado na revista NEJM Evidence comparou diferentes estratégias de correção e avaliou mortalidade, tempo de hospitalização e ocorrência de mielinólise pontina. Este tópico revisa o tratamento de hiponatremia grave, mielinólise pontina e os resultados deste estudo.