Os fungos podem ser divididos pela sua morfologia em leveduras, fugos filamentosos e fungos dimórficos.
As leveduras são unicelulares, tendo como principais a Candida e o Cryptococcus.
Os fungos filamentosos são multicelulares e produzem ramificações chamadas de hifa. Exemplos: Aspergillus, Fusarium e os Mucorales (mucormicose)
Já os fungos dimórficos podem se apresentar como leveduras ou fungos filamentosos a depender das condições de ambiente. Exemplos: Histoplasma, Paracoccidiodes, Sporothrix
APROVEITE E LEIA:
6 de Junho de 2022
Lesão Renal Aguda Induzida por Drogas
Medicamentos são uma das principais causas de lesão renal aguda, podendo corresponder de 14 a 26% de todas as causas, a depender da coorte. Essa revisão traz as principais drogas, divididas em 3 principais mecanismos: Lesão Tubular, Nefritite Intersticial e Nefropatia por Cristais. Vamos ver os pontos principais:
8 de Abril de 2024
Antipsicóticos de Segunda Geração
Os antipsicóticos de segunda geração, também conhecidos como atípicos, são frequentemente utilizados no tratamento de outros distúrbios neuropsiquiátricos além de esquizofrenia. Este tópico traz os principais aspectos desses fármacos para a prática clínica.
16 de Setembro de 2024
Bacteremia por Staphylococcus aureus
A bacteremia por Staphylococcus aureus tem uma mortalidade de 10 a 30%. Indicação de ecocardiograma, necessidade de repetir hemoculturas e tempo de tratamento são dúvidas frequentes. Este tópico revisa as manifestações, abordagem inicial e tratamento dessa condição.