Hidantalização

Sinônimo de administração intravenosa de dose de ataque de fenitoína. O nome é derivado do principal nome comercial da droga no mercado, o hidantal®. 

A infusão deve ser realizada sob observação com monitorização cardíaca iniciando em uma dose de 20 mg/kg e a velocidade de infusão de 25 a 50 mg/min para evitar efeitos adversos cardiovasculares, principalmente bradiarritmias. A fenitoína deve ser diluída somente em soro fisiológico 0,9%. O medicamento pode precipitar se for diluído em soro glicosado ou administrado em conjunto com soluções que contenham glicose no mesmo acesso. O mesmo ocorre com benzodiazepínicos, devendo-se evitar a infusão simultânea dessas drogas pelo mesmo acesso. Uma dose adicional de 5 a 10 mg/kg pode ser feita, não devendo ultrapassar 30 mg/kg no total.

Veja mais em "Anticonvulsivantes".


Aproveite e leia

11 de Novembro de 2024

Estado de Mal Epiléptico

O estado de mal epiléptico é uma emergência neurológica ameaçadora à vida. É causado por precipitantes específicos ou falha nos mecanismos de término da crise epiléptica, resultando em crises anormalmente prolongadas e com possíveis efeitos deletérios permanentes. Esse tópico revisa o diagnóstico e o manejo do estado de mal epiléptico.