Integral Velocidade-Tempo (VTI - Velocity Time Integral)

É uma medida ultrassonográfica que quantifica a distância que o sangue percorre a cada batimento. Essa distância (chamada de VTI) é calculada medindo a área sob a curva de velocidade pelo tempo de um pulso (veja figura abaixo). Para adquirir essa curva com o ultrassom, deve-se usar o doppler pulsátil na via de saída do ventrículo esquerdo na janela apical 5 câmaras.

O VTI é proporcional ao volume sistólico. Em conjunto com a área da via de saída do ventrículo esquerdo (AVSVE), pode-se calcular o volume sistólico (VS) da seguinte forma:

VS = VTI x AVSVE

A AVSVE é considerada um círculo e é calculada a partir do diâmetro da via de saída durante a visualização da janela paraesternal eixo longo.

Imagem Glossário - Integral Velocidade-Tempo (VTI - Velocity Time Integral)

Referências:

  1. Parker CW, Kolimas AM, Kotini-Shah P. Velocity-Time Integral: A Bedside Echocardiography Technique Finding a Place in the Emergency Department. J Emerg Med. 2022.

Aproveite e leia

13 de Abril de 2022

Tratamento de Bactérias AmpC, CRAB e Stenotrophomonas maltophilia

O aumento de bactérias multidroga resistentes deixa cada vez mais difícil o manejo de infecções hospitalares. A Sociedade Americana de Doenças Infecciosas (IDSA) publicou um posicionamento sobre o tratamento de enterobactérias produtoras de AmpC, Acinetobacter baumannii produtor de carbapenemase e Stenotrophomonas maltophilia¹. Abaixo os principais pontos do documento.

16 de Janeiro de 2023

Avaliação de Dor Torácica Estável com Angiotomografia

Em abril de 2022, o New England Journal of Medicine publicou o trabalho DISCHARGE comparando o uso de angiotomografia de coronárias com cineangiocoronariografia para avaliação de dor torácica estável. Vamos ver o que essa nova evidência acrescenta.

10 de Outubro de 2022

Fluidos na Pancreatite Aguda

Recentemente o New England Journal of Medicine publicou o Waterfall, um estudo sobre ressuscitação volêmica na pancreatite aguda. Um tema muito discutido e com poucas evidências. Vamos ver o que essa nova evidência acrescentou e revisar o tópico.