É uma medida ultrassonográfica que quantifica a distância que o sangue percorre a cada batimento. Essa distância (chamada de VTI) é calculada medindo a área sob a curva de velocidade pelo tempo de um pulso (veja figura abaixo). Para adquirir essa curva com o ultrassom, deve-se usar o doppler pulsátil na via de saída do ventrículo esquerdo na janela apical 5 câmaras.
O VTI é proporcional ao volume sistólico. Em conjunto com a área da via de saída do ventrículo esquerdo (AVSVE), pode-se calcular o volume sistólico (VS) da seguinte forma:
VS = VTI x AVSVE
A AVSVE é considerada um círculo e é calculada a partir do diâmetro da via de saída durante a visualização da janela paraesternal eixo longo.
Referências:
- Parker CW, Kolimas AM, Kotini-Shah P. Velocity-Time Integral: A Bedside Echocardiography Technique Finding a Place in the Emergency Department. J Emerg Med. 2022.
Aproveite e leia
20 de Junho de 2022Hiperaldosteronismo Primário
Em abril de 2022, o British Medical Journal (BMJ) lançou uma revisão sobre hiperaldosteronismo primário (HP). Indo da investigação ao tratamento, o artigo coloca em pauta o porquê de ser uma condição tão subdiagnosticada. Trazemos aqui os principais pontos.
31 de Março de 2024Terapia de Ressincronização Cardíaca na Insuficiência Cardíaca
A terapia de ressincronização cardíaca é uma das opções de tratamento da insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida (ICFER). Em janeiro de 2024, o New England Journal of Medicine (NEJM) publicou os resultados de um estudo dessa terapia na ICFER. Este tópico revisa os principais dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis e o seu papel na ICFER.
31 de Outubro de 2022Controle Farmacológico de Sintomas
O tema da revisão do mês é controle farmacológico dos principais sintomas do dia a dia: dor, dispneia, náuseas e vômitos. Trazemos para você um manual de prescrição de medicamentos para esses problemas!